terça-feira, 19 de agosto de 2014

Maria do Carmo da Hora


Pintura  Espiritual
Maria do Carmo da Hora



Você conhece uma artista que pinta sob influência de guias espirituais?
Esta é Maria do Carmo da Hora....
Vale a pena conhecer
www.facebook.com/mariadocarmo.pinturaespiritual





sábado, 16 de agosto de 2014

Artes Gráficas - imagem e texto

          O fato de ter acesso aos programas editoriais e serviços de impressora individual não permite ao usuário do computador divulgar todo tipo de texto truncado, e imagens confusas, barbarizando o projeto visual por desconhecimento das regras que norteiam as artes gráficas.
          O perfeito conhecimento da língua portuguesa deve estar em primeiro lugar. As letras maiúsculas devem iniciar as frases e nomes próprios. Não é correto misturar  maiúsculas e minúsculas aleatoriamente.
          Para cartazes, folhetos e comunicações em geral as letras devem ser simples, de fácil leitura.  Só usar letras de fantasia com objetivo específico. Exemplo:o livro "L´Heraldique" de Claude Wenzler, Editions Ouest-France tem letras góticas em sua capa porque refere-se à heráldica da Idade Média, e portanto do período gótico. É uma exceção, demais casos valer-se sempre da simplicidade.

          Distorções, alterações, inversões em títulos são apropriadas quando se trata de colocar em destaque o conteúdo da matéria, isto é, do texto a que se refere.
     Porém textos secundários (que contêm informações precisas como datas, autores, endereços, telefones, cifras e  nomes próprios) todos  devem ficar bem legíveis,   para isso usar sempre letras simples, sem floreios.
      Para obter boa visibilidade do texto, usar o contraste das cores. O mais forte  é o contraste preto sobre o amarelo, que vai muito bem em outdoors, mas deve ser usado com muito cuidado em pequenos formatos. Em pequenos cartazes, jornais, livros , folhetos, revistas e comunicações em geral é preferível usar o contraste preto sobre  branco e vice-versa.
       Nunca envolver textos em molduras decorativas, enfeites, a não ser que o projeto exija por algum motivo esse tipo de ornamento. 
          Para colocar  um texto sobre uma foto, pode-se procurar o espaço mais homogêneo da imagem, para que o texto tenha uma só cor, contrastando com o fundo da imagem. No caso de fotos de pessoas e animais, evitar que o texto fique muito próximo ao rosto ou focinho. Evitar também as letras de contorno, porque  em vez de tornar o texto mais claro, elas criam uma espécie de emanação que embaralha a vista do observador.
          Observar as cores contidas nas fotos e colocar o texto em cores contrastantes.  As famílias amarelo, laranja, vermelho, bege e marrons avermelhados opõem-se às famílias azuis de todos os tons, azuis esverdeados, cinzas azulados.  As famílias violeta, magenta, lilás, rosas contrastam com verdes amarelados, verdes de vários tons, amarelo canários e alguns tipos de bege e laranja. Tons escuros sobre fundos claros, e tons claros sobre fundo escuro. O branco sobre fundo claro é bastante perigoso por causa da perda de nitidez, então é preferível usar o preto sobre o  fundo claro.
          Cuidar sempre que o texto esteja bem legível, caso contrário separá-lo da foto.
          Demais textos anexos a desenhos, caricaturas, grafites, pinturas e outros tipos de arte possuem total liberdade de criação em forma e conteúdo, e não precisam obedecer a essas regras que dizem respeito apenas  à comunicação.
          São poucas dicas,  mas espero contenham algumas soluções bem práticas. 
          Exemplo de cartaz em que texto, desenho e cores estão posicionados de forma correta:
       
          Exemplos de cartazes que dividem o mesmo tema, com pior e melhor solução visual:
O cartaz é sem movimento, letras de contorno prejudicam a leitura, as figuras humanas se confundem com  a caixa de som do fundo.

Há criatividade , o auto falante substitui o círculo da letra O na palavra SOM, a posição inclinada do conjunto dá movimento ao cartaz, a figura feminina está muito bem posicionada, o texto sobre os joelhos está correto,  mas a parte inferior direita ainda poderia ser melhor estudada.

       
          
          

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Artes Gráficas - símbolos e logotipos

          O Computador facilita os projetos gráficos devido à abundância de recursos técnicos, mas não auxilia muito quando o trabalho requer criatividade, olhar abrangente , esforço para abstração na  elaboração da forma e do  conteúdo dos símbolos em geral.
          A empresa que deseja lançar sua marca através de símbolo ou logotipo deve optar por bons profissionais em agências de propaganda.
          No entanto, é muito fácil para a maioria das pessoas compreender porque um símbolo é forte e facilmente identificável no imenso universo de exibição visual.
          Um símbolo precisa ser a imagem da empresa, isto é, reconhecível no exato momento em que o olhar pousa sobre ele. É assim o símbolo da CEG (uma chama que se eleva dentro de um círculo);


           o  símbolo da Light (duplo L invertido, cujo traço perpendicular  da letra L foi mudado para ângulo de cerca de 60 graus), lembra uma faísca que sai  do círculo de contorno e  expressa exatamente as naturezas imprevisíveis do raio e da eletricidade.

          Então, um símbolo com potencial está geralmente inserido numa figura geométrica regular (círculo, quadrado, losango, triângulo, etc.) e traz o detalhamento de sua imagem individual em figura simétrica. Isso possibilita ao símbolo ser identificado, reconhecido até mesmo pelo inverso, isto é, através de portas de vidro transparente - princípio da reversibilidade. Neste caso estão as marcas Chanel, Banco do Brasil, Hering, Ubuntu, Starbucks, e muitas outras.

          No caso em que o símbolo engloba a letra inicial do nome da empresa, então torna-se um símbolo logotipo, e necessita de recursos semelhantes aos descritos anteriormente para obter boa visibilidade. É o caso do símbolo da Texaco (o T inserido no centro da estrela de cinco pontas, por sua vez inserida no círculo) - posto de paragem.
 E o caso do Carrefour (o C inserido num losango incompleto , que amplia a imagem para duas setas divergentes, e podem bem significar comércio e importação, já que têm as cores branco, vermelho e azul).

 A Eletrodomestici é um caso especial, e muito feliz  porque a forma circular da tomada coincide com o intervalo das hastes da letra E. 

          As cores ás vezes fazem  contrastes com  o ambiente em que estarão expostos os símbolos. Placas de trânsito são amarelas com formas identificáveis em preto porque contrastam com o azul e o verde da natureza.
          Um símbolo ou logotipo  projetado para ser impresso em cartões, folhetos, folders cartazes e placas precisa ter estrutura ( corpo de linhas) que permita alternativas para uso de marcas d´água, retículas, relevo, contraste de cores e outros recursos gráficos.

          O princípio bem sucedido do logotipo  (conjunto de letras) é a unidade visual. Consegue-se boa visibilidade evitando-se letras de fantasia, buscando sempre a simplicidade.  A criatividade fica por conta de inverter, distorcer, unir, interromper, ou até mesmo substituir uma letra por uma figura expressiva. Tudo depende do valor  que se deseja agregar à imagem. São assim os logotipos da Nike, Adidas, Orkut, You Tube, Dell
.

          Outros logotipos apostam na unidade da forma, mas preferem desenhos de letras que remetam diretamente à juventude, à infância, e usam  letras parecidas com as manuscritas. É o caso da Coca-cola, Garoto, Kellogg´s e outras.




          Tal saber de identificação simbólica nasceu na Idade  Média da Europa, quando das guerras territoriais, desenvolveu-se com a Heráldica, e aprimorou-se muito no séc. XX. Quem quiser aprofundar-se, deve analisar cada caso, pois existem níveis  distintos de boas soluções. 
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AGÊNCIA NUCLEo
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sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Exceto

       Bela e agradável  noite de autógrafos do poeta Ivo Torres, autor do  livro "Exceto"quinta feira, dia 6 de agosto no Boteco Belmonte...no Jardim Botânico. Ilustrações de Armando Ribeiro.
                 Do livro:

TESTAMENTO
quando eu morrer
 (se for morrer)
não me enterra
não me crema
não me joga
no fundo do mar
deixa minha única vida
(que nunca vai perecer)
ficar comigo e você



 Ivo Torres poeta
Foto de  Juarez Mendes




segunda-feira, 7 de julho de 2014

Visita ao Oceanário de Lisboa

          O Oceanário de Lisboa, localizado na freguesia do Parque das Nações, é o local ideal para passar um dia muito agradável, principalmente as crianças.
          O calçadão em torno é pavimentado com pedras portuguesas (são grandes, bonitas, e não deslocam do chão) e tem motivos de animais marinhos.

        O Oceanário em si dispõe de ambientes onde se pode apreciar em diversos ângulos peixes, crustáceos, anfíbios, algas originários de distintas regiões. Postos de observação em dois andares, e nichos onde se pode entrar e ter o  o oceano bem perto da cabeça ou debaixo dos pés.

          Corais de diferentes formatos criam composições abstratas nas rochas, e sugerem pinturas de tonalidades móveis e cambiantes no espaço. Estrelas-do- mar de tipos diversos movem-se lentamente, e medusas translúcidas inflam seus corpos em danças comoventes. 
          Pinguins passeiam em rochas refrigeradas, e nadam bem perto do público. Até uma pequena floresta é ali encontrada, por onde se pode passear e observar plantas típicas dos trópicos. 
          Atualmente o Oceanário exibe também uma exposição temporária de tartarugas marinhas.

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           Além do Oceanário, Lisboa oferece outras opções de igual importância para turistas brasileiros. No Palácio Nacional da Ajuda encontrarão magnífico acervo do final do séc. XIX, reunido pelo rei D. Luís I e a rainha Maria Pia de Sabóia. A visita dispensa guia turístico, porque tem cartões explicativos em português e inglês com relatos muito interessantes.
          No Palácio de Queluz ( pegar o trem com destino a Sintra) poderão admirar o Canal dos Azulejos - lado interno azul e branco, com sequência de temas de palácios, portos, ruínas da Antiguidade e  jardins. Lado externo em policromia com cenas galantes e de caça.  Foram provavelmente fonte de inspiração para os artistas portugueses que  pintaram os azulejos das sacristias da Igreja do Convento de Santo Antonio e  do Outeiro da Glória no Rio de Janeiro, da Capela da Jaqueira no Recife e muitas outras igrejas de estilos barroco e rococó  do litoral brasileiro, onde desenvolveram temas de relatos bíblicos. 
Palácio de Queluz - Lisboa - Portugal


Azulejos da estação ferroviária de Sintra - Lisboa - Portugal

Azulejos da Sala de Refeitório dos monges do Mosteiro dos Jerônimos-
Lisboa - Portugal






Capela da Jaqueira - Recife- Brasil

          A visita ao Museu Calouste Gulbekian é inteiramente gratuita, mas vale a pena pagar o audio-guia. Ele dispõe de um acervo de arte egípcia, islâmica, oriental e européia constituído de pinturas, esculturas, tapeçarias, móveis cerâmica, biombos, objetos pessoais, jóias em estilo art- nouveau. Um pequeno Louvre com a mesma qualidade... Maravilha.
          
           

domingo, 6 de julho de 2014

Tony Camargo

          A TV Arte 1 apresenta excelente documentário sobre o artista plástico curitibano Tony Camargo, que inclui análises  de críticos de arte de grande sensibilidade e profundo conhecimento da obra do artista. Muito consciente de seus objetivos e  das dificuldades técnicas a serem superadas no desenvolvimento de cada proposta artística ( como  fotografia, pintura ou vídeo), Tony  expõe seus métodos e processos criativos.
          No final todos falam de suas concepções sobre "O Novo" , o que costuma ser a incógnita dos artistas plásticos contemporâneos. Muito, muito bom!



segunda-feira, 12 de maio de 2014

A Boa Imagem

          Publicidade na medida certa
          Parece que a resolução 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente vai dar um basta na propaganda abusiva direcionada ao público infantil, que tantos danos tem causado às famílias, devido à impossibilidade de frear a ânsia de consumo a que a televisão induz incessantemente.
          Em entrevista concedida a Vitor Fraga, na revista "Tribuna do Advogado" maio 2014, Ana Paula Bragaglia fala sobre a percepção infantil: (...)  " Embora haja exceções, até quatro ou cinco anos geralmente não se reconhece a diferença entre a publicidade, um produto de ficção e outro ligado à realidade, como o jornalismo. E mesmo após aprenderem a diferença, crianças não têm uma capacidade crítica muito aguçada para frear seus desejos de consumo".
          E Pedro Hartung sobre a nova resolução: (...) "É preciso respeitar o público infantil especialmente nas relações de consumo. Ninguém é contra a publicidade, ela não irá acabar. Apenas será feita de outra forma, redirecionada ao público maior de 12 anos, ou aos pais, que são os verdadeiros responsáveis por fazer a mediação dessa relação tão complexa que é a de consumo. Não é um pedido justo, é um pedido ético, e agora também uma determinação por meio da resolução".
                Finalmente, é uma ótima notícia.

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