O “crítico de arte” ,imperial e impositivo, ficou para trás. Hoje, somos colaboradores, através de textos, debates e curadorias, do processo de criação e reflexão da arte. O curador é um mediador da comunicação da arte e o público. Não comento produções artísticas que não me interessam. Mas tenho o direito de protestar quando a arte é utilizada de maneira excludente e reacionária nos meios de comunicação. Just it!
Marcus Lontra Costa
segunda-feira, 24 de agosto de 2015
segunda-feira, 17 de agosto de 2015
A concorrência
Depois que a doença desaparece, todo mundo vira criador. (...)
A criatividade não tem nada a ver com competição, ela tem a ver com energia transbordante. William Blake estava certo ao dizer: "Energia é a eterna alegria."
Do livro "Faça o seu coração vibrar" de Osho
A criatividade não tem nada a ver com competição, ela tem a ver com energia transbordante. William Blake estava certo ao dizer: "Energia é a eterna alegria."
Do livro "Faça o seu coração vibrar" de Osho
William Blake
quarta-feira, 13 de maio de 2015
Por que razão?
Tendo perdido o contato com a natureza, tendemos naturalmente a desenvolver as aptidões intelectuais. Lemos um grande número de livros, freqüentamos muitos museus e concertos, vemos televisão e temos outros mais entretenimentos. Citamos interminavelmente as idéias de outrem, muito pensamos e falamos sobre arte. Por que razão dependemos tanto da arte? Constitui ela uma forma de fuga, de estímulo? Se estais diretamente em contato com a natureza; se observais o movimento de uma ave a voar, se vedes a beleza de cada movimento das nuvens, observais as sombras nos montes ou a beleza manifestada no rosto de outra pessoa, achais que tereis vontade de ir a um museu para ver quadros? Talvez, porque não sabeis olhar todas as coisas que vos circundam; talvez seja por essa razão que recorreis a uma certa droga, para estimular--vos a ver melhor.
Conta-se uma história acerca de um instrutor religioso que todas as manhãs falava aos seus discípulos. Uma certa manhã, subiu ao palanque e, justamente quando ia começar a falar, um passarinho pousou no peitoril de uma janela e começou a cantar, a cantar, com toda a alma. Depois calou-se e foi-se, a voar. Disse então o instrutor: "Está terminado o sermão desta manhã".
Do livro "Liberte-se do passado" de Krishnamurti em pdf
Do livro "Liberte-se do passado" de Krishnamurti em pdf
quinta-feira, 23 de abril de 2015
Paulo Rocha
Novo site de Paulo Rocha (pintor e videasta)
www.pochade-artes.com
Videos de Paulo Rocha no Youtube:
www.pochade-artes.com
Espumas Flutuantes
Videos de Paulo Rocha no Youtube:
sábado, 11 de abril de 2015
PLANTU
Bienvenu Plantu
"A arte pode contornar a intolerância", afirmou. "Temos que prestar cada vez mais atenção no que desenhamos para fazer nossa arte sem humilhar ninguém. A Cartooning for peace existe para defender os desenhistas do mundo inteiro."
"A arte pode contornar a intolerância", afirmou. "Temos que prestar cada vez mais atenção no que desenhamos para fazer nossa arte sem humilhar ninguém. A Cartooning for peace existe para defender os desenhistas do mundo inteiro."
quinta-feira, 9 de abril de 2015
Wagner Barja
A mostra "Experiência Tumulto III" , no Centro Cultural do Banco do Brasil CCBB de Brasília, do artista plástico Wagner Barja, apresentou obras repletas de significados, encontros possíveis somente no universo ousado do imaginário do artista e na dimensão conceitual da obra.
Do dedicado colaborador da revista Casa e Jardim da Editora Vecchi ao sofisticado domínio de múltiplas linguagens artísticas, Wagner revela comovente trajetória de reflexão sobre a palavra e a imagem.
Do dedicado colaborador da revista Casa e Jardim da Editora Vecchi ao sofisticado domínio de múltiplas linguagens artísticas, Wagner revela comovente trajetória de reflexão sobre a palavra e a imagem.
Vídeo Instalação
Instalação
Fotos: Peninha
Visita a inhotim
Da rodoviária de Belo Horizonte até Inhotim leva uma hora e meia de ônibus. O parque abriga obras de arte contemporânea , cronstruções que mesclam estruturas arquitetônicas, esculturas e projetos inovadores edificados em meio à luxuriante vegetação, em galerias coletivas ou obras individuais.
Entre os trabalhos que interagem com a natureza estão:
A instalação de Rivane N. Wander "Continente Nuvem " 2007, encerra pequenas bolas de isopor que criam nuvens cambiantes sobre o teto da construção, engendrando um movimento infinito, ilusão que atrai e fascina o olhar.
"Passarinhos de Inhotim a Demini" 2003-2008 de Adriana Varejão é uma ampliação da instalação "Pássaros da Amazônia", e consta de uma bancada de azulejos pintados à mão, com representações de pássaros brasileiros. A instalação de Inhotim tem acrescentadas representações de espécies nativas da região mineira. Do terraço pode-se vislumbrar magnífica paisagem, enquanto ouve-se o chilrear dos pássaros.
A obra "Bisected Triangle" Interior Curve 2002, de Dan Graham , construída com vidro espelhado e aço inoxidável, propõe uma interação entre arquitetura e escultura, mistura o dentro e o fora, e a transparência resultante estabelece a ligação da obra com o espaço circundante.
Já Cristina Iglesias com " Vegetation Room" , além de fazer o espelhamento da floresta do entorno, através dos reflexos do material, a artista propõe um labirinto de relevos inspirados na mata, que conduzem a uma fonte natural, onde pode-se apreciar ouvir o jorro contínuo da água sob os pés.
A instalação "Penetrável Magic Square n. 5 " de Hélio Oiticica , com paredes de cores vibrantes, faz um contraste com os verdes da mata ao redor. Propõe jogos de luz e sombra, efeitos múltiplos proporcionados pela claridade do sol, e variações climáticas, enquanto convida para diferentes pontos de observação.
Em espaços semi-abetos (Galerias) encontram-se:
A obra "Desvio para o Vermelho" 1948 de Cildo Meireles, que propõe um ambiente imaginário, onde todos os objetos estariam tingidos desta cor. Entre os objetos pode-se observar também pinturas doações dos amigos do artista, desdobramentos sob o tema proposto. Entre essas, "Geometria Industrial" de Lucio Fontana 2006. O conceito é ampliado quando Cildo instala um tubo de tinta vermelha que derrama seu conteúdo no espaço.
Adriana Varejão com a obra "Linda do Rosário" 2004 , uma variação de pesquisa da artista sobre azulejaria, aponta para o enfoque social. Neste trabalho de reconstrução imaginária, a arquitetura se associa ao corpo humano, e a matéria torna-se carne. Foi inspirado no desabamento do Hotel Linda do Rosário, no RJ, cujas paredes azulejadas caíram sobre o casal.
Cildo Meireles apresenta "Através", instalação de técnica mista, na qual se pode penetrar, caminhar sobre cacos de vidros estilhaçados, contornar ou transpor limites que são normalmente encontrados no cotidiano, como barreiras impostas à circulação e à vida. Os obstáculos são cortinas, treliças, grades, cercas, arame farpado, cortinas de plástico, etc.
De Jarbas Lopes o "Troca-troca" 2002 reencontra o "ready-made" na forma do antigo fusquinha com roupagem multicolorida, que sugere a possibilidade de novos trajetos e experimentações visuais.
De Lygia Pape "Ttéia" 1C 2002 é uma instalação de fios metálicos, que partem do solo ao teto, num desdobramento de figuras geométricas em três dimensões. O jogo de luz e sombra possibilita a nitidez e eventual dissipação das formas no espaço.
A "Cosmococa" de Héio Oiticica proporciona um retorno aos anos 70, e convida à participação do público.
As instalações de Tunga, por terem significado altamente simbólico, merecem estudo específico, e melhor serem apreciadas com guias locais.
Ainda pode-se ver (ouvir) as Instalações Sonoras de Janet Cardiff, como o coro da Catedral de Salisbury.
O Jardim Mexicano com diversos tipos de cactus é de beleza sem igual, e no caminho pode-se contemplar espécies de surpreendentes formas e variadas cores.
Adriana Varejão com a obra "Linda do Rosário" 2004 , uma variação de pesquisa da artista sobre azulejaria, aponta para o enfoque social. Neste trabalho de reconstrução imaginária, a arquitetura se associa ao corpo humano, e a matéria torna-se carne. Foi inspirado no desabamento do Hotel Linda do Rosário, no RJ, cujas paredes azulejadas caíram sobre o casal.
Cildo Meireles apresenta "Através", instalação de técnica mista, na qual se pode penetrar, caminhar sobre cacos de vidros estilhaçados, contornar ou transpor limites que são normalmente encontrados no cotidiano, como barreiras impostas à circulação e à vida. Os obstáculos são cortinas, treliças, grades, cercas, arame farpado, cortinas de plástico, etc.
De Jarbas Lopes o "Troca-troca" 2002 reencontra o "ready-made" na forma do antigo fusquinha com roupagem multicolorida, que sugere a possibilidade de novos trajetos e experimentações visuais.
De Lygia Pape "Ttéia" 1C 2002 é uma instalação de fios metálicos, que partem do solo ao teto, num desdobramento de figuras geométricas em três dimensões. O jogo de luz e sombra possibilita a nitidez e eventual dissipação das formas no espaço.
A "Cosmococa" de Héio Oiticica proporciona um retorno aos anos 70, e convida à participação do público.
As instalações de Tunga, por terem significado altamente simbólico, merecem estudo específico, e melhor serem apreciadas com guias locais.
Ainda pode-se ver (ouvir) as Instalações Sonoras de Janet Cardiff, como o coro da Catedral de Salisbury.
O Jardim Mexicano com diversos tipos de cactus é de beleza sem igual, e no caminho pode-se contemplar espécies de surpreendentes formas e variadas cores.
Vale a pena conhecer
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Para ouvir "Sons de passarinhos do Brasil" acessar Youtube por Pedro Campelo
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