terça-feira, 30 de setembro de 2014

Paulo Renato Colombiano

Imagens no Celular
Muita criatividade no trabalho de  produção da Imagem, que se inspira no encontro do olhar com as formas naturais, com as marcas que  o tempo deixa sobre a superfície das coisas, com as transformações das cidades, com o feliz acaso da combinação inesperada de cores.  Muito bom, parabéns.

www.paulorenatocolombiano.com


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Tempo e duração


          
           Refletir a continuidade das ações, projeções no âmago da coletividade, repetição até a exaustão, é esse o âmbito da obra de Fernando Pareja e Leidy Chaves na série "Toy locomotion", vídeo instalação de animação em 3D de pequenas esculturas.
Pequenos personagens saltam em grupos de protestos; pessoas seguem pessoas, que se encaminham para um círculo, buraco escuro onde despencam e desaparecem. Gritos e sons estridentes ecoam no espaço. Muito interessante e inquietante ao mesmo tempo...
              
Vídeo- instalação  Untitled 2012 da série
 "Toy locomotion"


Procurar no Youtube: Art BO 2012 FERNANDO PAREJA & LEIDY CHAVEZ



          

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Arte Oriental

          A Pintura na China e no Japão é permeada pela prática do Zen, que significa Meditação, Percepção direta  da realidade que envolve a ciranda dos elementos que vivem e se equilibram na natureza: a água apaga o fogo, o fogo derrete o metal, o metal corta a madeira, a madeira sustenta  a terra e a terra sustem a água.
        A substância da paisagem se realiza quando o pintor atinge a compreensão do princípio do universo, a ordem do mundo. Na concepção mítica e filosófica do pensamento chinês, o universo está equilibrado em dois princípios contraditórios e complementares ( Yin e Yang), movimento e repouso que abrangem todos os aspectos da realidade.

          No oriente a pintura não é uma descrição do espetáculo da Criação, ela é, ela mesma uma criação no sentido literal do termo, um microcosmo cuja essência é idêntica ao macrocosmo. A pintura e a poesia chinesas não têm nada a ver com espetáculo, representação. O pintor no seu "campo", que pode ser na seda ou no papel, faz uma reconstituição ritmada de diferentes espaços e ciclos das estações; o céu e a terra são dois termos opostos que concorrem para a produção da paisagem assim que o pintor consegue achar pelo traço do pincel a medida que os articula: medida que inclui o infinitamente grande e o infinitamente pequeno. O céu enlaça a paisagem por meio de ventos e nuvens, e a terra a anima com rios e rochas, respeitando a medida das metamorfoses.          O pincel serve para inventar as formas, a cor serve para diferenciar a sombra da luz. Por meio do pincel é possível expressar a estrutura, a massa das coisas, os volumes, as texturas, a forma, a matéria, a profundidade e o claro-escuro ao mesmo tempo!          "O coração e a mão devem ser um só" é o que importa para o pintor chinês de aquarelas.          
Guo-Xi (1082-1135)

Guo Xi, pintor do séc. XII disse: " Quando tudo em volta de mim torna-se familiar,  e que meu coração e minha mão respondem um ao outro, posso enfim me conformar livremente  às regras, e encontrar em tudo o meio de voltar à fonte". ( do pensamento criativo, da inteligência superior).
Mi-Fu (1051-1107)

Citação do texto do livro: Damisch, Hubert , Théorie du nuage, Editions du Seuil, Paris, 1972
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No oriente  a arte consiste em suscitar o movimento criador pela oposição dos contrários. 
DAO= lei das mutações

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Maria do Carmo da Hora


Pintura  Espiritual
Maria do Carmo da Hora



Você conhece uma artista que pinta sob influência de guias espirituais?
Esta é Maria do Carmo da Hora....
Vale a pena conhecer
www.facebook.com/mariadocarmo.pinturaespiritual





sábado, 16 de agosto de 2014

Artes Gráficas - imagem e texto

          O fato de ter acesso aos programas editoriais e serviços de impressora individual não permite ao usuário do computador divulgar todo tipo de texto truncado, e imagens confusas, barbarizando o projeto visual por desconhecimento das regras que norteiam as artes gráficas.
          O perfeito conhecimento da língua portuguesa deve estar em primeiro lugar. As letras maiúsculas devem iniciar as frases e nomes próprios. Não é correto misturar  maiúsculas e minúsculas aleatoriamente.
          Para cartazes, folhetos e comunicações em geral as letras devem ser simples, de fácil leitura.  Só usar letras de fantasia com objetivo específico. Exemplo:o livro "L´Heraldique" de Claude Wenzler, Editions Ouest-France tem letras góticas em sua capa porque refere-se à heráldica da Idade Média, e portanto do período gótico. É uma exceção, demais casos valer-se sempre da simplicidade.

          Distorções, alterações, inversões em títulos são apropriadas quando se trata de colocar em destaque o conteúdo da matéria, isto é, do texto a que se refere.
     Porém textos secundários (que contêm informações precisas como datas, autores, endereços, telefones, cifras e  nomes próprios) todos  devem ficar bem legíveis,   para isso usar sempre letras simples, sem floreios.
      Para obter boa visibilidade do texto, usar o contraste das cores. O mais forte  é o contraste preto sobre o amarelo, que vai muito bem em outdoors, mas deve ser usado com muito cuidado em pequenos formatos. Em pequenos cartazes, jornais, livros , folhetos, revistas e comunicações em geral é preferível usar o contraste preto sobre  branco e vice-versa.
       Nunca envolver textos em molduras decorativas, enfeites, a não ser que o projeto exija por algum motivo esse tipo de ornamento. 
          Para colocar  um texto sobre uma foto, pode-se procurar o espaço mais homogêneo da imagem, para que o texto tenha uma só cor, contrastando com o fundo da imagem. No caso de fotos de pessoas e animais, evitar que o texto fique muito próximo ao rosto ou focinho. Evitar também as letras de contorno, porque  em vez de tornar o texto mais claro, elas criam uma espécie de emanação que embaralha a vista do observador.
          Observar as cores contidas nas fotos e colocar o texto em cores contrastantes.  As famílias amarelo, laranja, vermelho, bege e marrons avermelhados opõem-se às famílias azuis de todos os tons, azuis esverdeados, cinzas azulados.  As famílias violeta, magenta, lilás, rosas contrastam com verdes amarelados, verdes de vários tons, amarelo canários e alguns tipos de bege e laranja. Tons escuros sobre fundos claros, e tons claros sobre fundo escuro. O branco sobre fundo claro é bastante perigoso por causa da perda de nitidez, então é preferível usar o preto sobre o  fundo claro.
          Cuidar sempre que o texto esteja bem legível, caso contrário separá-lo da foto.
          Demais textos anexos a desenhos, caricaturas, grafites, pinturas e outros tipos de arte possuem total liberdade de criação em forma e conteúdo, e não precisam obedecer a essas regras que dizem respeito apenas  à comunicação.
          São poucas dicas,  mas espero contenham algumas soluções bem práticas. 
          Exemplo de cartaz em que texto, desenho e cores estão posicionados de forma correta:
       
          Exemplos de cartazes que dividem o mesmo tema, com pior e melhor solução visual:
O cartaz é sem movimento, letras de contorno prejudicam a leitura, as figuras humanas se confundem com  a caixa de som do fundo.

Há criatividade , o auto falante substitui o círculo da letra O na palavra SOM, a posição inclinada do conjunto dá movimento ao cartaz, a figura feminina está muito bem posicionada, o texto sobre os joelhos está correto,  mas a parte inferior direita ainda poderia ser melhor estudada.

       
          
          

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Artes Gráficas - símbolos e logotipos

          O Computador facilita os projetos gráficos devido à abundância de recursos técnicos, mas não auxilia muito quando o trabalho requer criatividade, olhar abrangente , esforço para abstração na  elaboração da forma e do  conteúdo dos símbolos em geral.
          A empresa que deseja lançar sua marca através de símbolo ou logotipo deve optar por bons profissionais em agências de propaganda.
          No entanto, é muito fácil para a maioria das pessoas compreender porque um símbolo é forte e facilmente identificável no imenso universo de exibição visual.
          Um símbolo precisa ser a imagem da empresa, isto é, reconhecível no exato momento em que o olhar pousa sobre ele. É assim o símbolo da CEG (uma chama que se eleva dentro de um círculo);


           o  símbolo da Light (duplo L invertido, cujo traço perpendicular  da letra L foi mudado para ângulo de cerca de 60 graus), lembra uma faísca que sai  do círculo de contorno e  expressa exatamente as naturezas imprevisíveis do raio e da eletricidade.

          Então, um símbolo com potencial está geralmente inserido numa figura geométrica regular (círculo, quadrado, losango, triângulo, etc.) e traz o detalhamento de sua imagem individual em figura simétrica. Isso possibilita ao símbolo ser identificado, reconhecido até mesmo pelo inverso, isto é, através de portas de vidro transparente - princípio da reversibilidade. Neste caso estão as marcas Chanel, Banco do Brasil, Hering, Ubuntu, Starbucks, e muitas outras.

          No caso em que o símbolo engloba a letra inicial do nome da empresa, então torna-se um símbolo logotipo, e necessita de recursos semelhantes aos descritos anteriormente para obter boa visibilidade. É o caso do símbolo da Texaco (o T inserido no centro da estrela de cinco pontas, por sua vez inserida no círculo) - posto de paragem.
 E o caso do Carrefour (o C inserido num losango incompleto , que amplia a imagem para duas setas divergentes, e podem bem significar comércio e importação, já que têm as cores branco, vermelho e azul).

 A Eletrodomestici é um caso especial, e muito feliz  porque a forma circular da tomada coincide com o intervalo das hastes da letra E. 

          As cores ás vezes fazem  contrastes com  o ambiente em que estarão expostos os símbolos. Placas de trânsito são amarelas com formas identificáveis em preto porque contrastam com o azul e o verde da natureza.
          Um símbolo ou logotipo  projetado para ser impresso em cartões, folhetos, folders cartazes e placas precisa ter estrutura ( corpo de linhas) que permita alternativas para uso de marcas d´água, retículas, relevo, contraste de cores e outros recursos gráficos.

          O princípio bem sucedido do logotipo  (conjunto de letras) é a unidade visual. Consegue-se boa visibilidade evitando-se letras de fantasia, buscando sempre a simplicidade.  A criatividade fica por conta de inverter, distorcer, unir, interromper, ou até mesmo substituir uma letra por uma figura expressiva. Tudo depende do valor  que se deseja agregar à imagem. São assim os logotipos da Nike, Adidas, Orkut, You Tube, Dell
.

          Outros logotipos apostam na unidade da forma, mas preferem desenhos de letras que remetam diretamente à juventude, à infância, e usam  letras parecidas com as manuscritas. É o caso da Coca-cola, Garoto, Kellogg´s e outras.




          Tal saber de identificação simbólica nasceu na Idade  Média da Europa, quando das guerras territoriais, desenvolveu-se com a Heráldica, e aprimorou-se muito no séc. XX. Quem quiser aprofundar-se, deve analisar cada caso, pois existem níveis  distintos de boas soluções. 
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sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Exceto

       Bela e agradável  noite de autógrafos do poeta Ivo Torres, autor do  livro "Exceto"quinta feira, dia 6 de agosto no Boteco Belmonte...no Jardim Botânico. Ilustrações de Armando Ribeiro.
                 Do livro:

TESTAMENTO
quando eu morrer
 (se for morrer)
não me enterra
não me crema
não me joga
no fundo do mar
deixa minha única vida
(que nunca vai perecer)
ficar comigo e você



 Ivo Torres poeta
Foto de  Juarez Mendes