domingo, 22 de dezembro de 2019

Lendas brasileiras de origem africana

 Letras de Angela Cacicedo.
XANGÔ
Xangô meu pai poderoso
olha as minhas aflições
que já morri muitas vezes
muitas vezes renasci,
e com teu axé formoso
milhões de lutas venci.

Já rastejei feito cobra
entre as garras do leão.
Já andei na corda bamba,
já passei de maão em mão.
Atropelei o meu samba
e no final da manobra
eu dei de cara no chão.

Tem dois lados o machado
dois olhos tem o falcão.
Mas o traço do riscado
é que marca a posição.

Capitão vira soldado
e vassalo vira rei.
É pra ver que o destronado
assim trocando de lado
percebe a força da lei.

Xangô envia teu raio
de justiça reluzente,
acerta logo no alvo
bota a verdade de frente.











IBEJI
Olha pra mim meu irmão
nisso não há mal algum;
um dia nascemos dois
mas no fundo somos um.

Eu sou teu braço direito
que vive meio quebrado,
Outrora foi perfeito
mas por força do destino
carece de graça e tino,
muitas vezes renegado.

Tu és o meu outro braço,
o que vai do ombro ao chão
e pode abraçar no espaço
toda essa geração.

Gira a roda da fortuna
para ver o que contém,
se é caça de borduna
ou assado de moquém.

Vamos juntos meu irmão
eu trago a prosperidade,
firmes e com razão
não  viver pela metade...

Se é manifesto o destino,
ele não é permanente.
Erê axé de menino
vai reverter a corrente!
 Erê axé de menino
vai reverter a corrente.




OXALÁ
Lavei minh´alma na fonte
das águas de Oxalá
e  o inferno de Caronte
esse ficou por lá.

Lavei com ervas de cheiro
pra benzer meu orixá
e no ponto do terreiro
o futuro que virá.

lavei as mãos com arruda
os cabelos  com alecrim
e o carrego que afunda
ficou bem longe de mim.

Oxaguian é beleza
corajoso, homem forte,
mestre da natureza,
portador de boa sorte.

Oxalufan é idoso,
sábio rei coroado,
de cerne generoso
lá  no Bonfim adorado.

O divino não tem forma
e o bem não tem idade;
existe só uma norma
a própria felicidade.



OXUNMARÉ
Olódùmaré tem problema de vista:
nuvem difusa pista irregular.
Que vale um deus que não pode ver?
Um pai ausente, um rei vidente
sem coroa nem lar?

Olódùmaré chama Oxunmaré:
meu bom amigo venha me curar.
Oxunmaré chega bem contente:
Aô Moboi! Aô Moboi! Aô Moboi!
Não chora porque não dói.

Que todo mal tem um lado fraco
que o lado forte pode derrotar.
O debaixo agora vai pra cima
e o de cima volta pro lugar.

Felicidade Olódùmaré sorri.
Só o amor faz tudo mudar.

Oxunmaré vai morar no céu,
que são os olhos do poder do mar.
Espelha as águas em feixes de luz
e o arco-íris a irradiar.


NANÃ
Os tambores falam
que antes de você e eu,
entre neblinas cambiantes
morava uma deusa  orante
rainha do pantanal.

Seu vulto é o que se vê
e o rasto que se perde
na caverna natural.

E nessas águas profundas
mergulho meu padecer
à procura de Nanã
 Nanã  Nanã Burokê.


]Ela me olha de frente
e depois vira de lado.
Não posso crer que o menino
embaralhou o critério,.
Sim existe amor eterno
Mas toda arte tem mistério.

Tem pena, velha tem pena,
desse coração perdido,
que um dia foi amado,
mas anda desnorteado,
e o pio mocho condena.
Tem pena, velha, tem pena:
me benze com o teu cajado...


TUTU MORINGA
Vê aquele negro triste
que chora à mesa do bar?
Ele perdeu seus meninos
e disso não quer falar.

Vendido à meia-pataca
num estrado junto ao cais,
levou sinete de marca
que não se apaga jamais.

Trocado num orfanato,
quando um dia ele sumiu,
foi por causa do contrato
que o patrão exigiu.

Levado  numa corrente
de cordão de carnaval,
que arrasta muita gente
que se acredita imortal.

Caçado na noite fria
pela tropa regular;
disso ele não sabia
nem podia imaginar.

Queimado frito num ninho
por um sonho de revés,
que enrolou  de espinho
o ouro feito nos pés.

Olhos d´água negro pinga
Lamenta tutu-moringa
remoendo a solidão.
Gente humilde não se vinga
porque tem bom coração.















Nenhum comentário:

Postar um comentário