Vale a pena conhecer o Instituto Mário Mendonça, localizado na pequena cidade mineira de Tiradentes, que apresenta um acervo de obras de arte de grande valor, reunidas pelo conhecido pintor brasileiro, que recebeu a Medalha Pedro Ernesto pelo conjunto de sua obra.
A diversidade do acervo
Formando uma das mais importantes coleções de Arte Contemporânea de Minas Gerais, o Instituto Mario Mendonça oferece aos seus visitantes a oportunidade de contemplar seu acervo composto pelos mais expressivos pintores brasileiros como Guignard, Di Cavalcanti, Castagneto, Volpi, Milton da Costa, Bracher, Marquetti, Marcier, Ivan Serpa, Bandeira, Iberê Camargo, Djanira, Abelardo Zaluar, dentre outros.
A coleção de desenhos está representada por Portinari, Tarsila do Amaral, Inimá de Paula, Marcelo Grassman, Augusto Rodrigues e outros de igual importância.
Há também um acervo de esculturas representadas por Bruno Giorgi, Mario Agostinelli, Evandro Carneiro, Carybé, Toyota, Domenico Callabroni, Ricardo Carvão e escultores regionais.
Entre as peças estrangeiras um desenho atribuído a Modigliani, um Picasso, cartão de tapeçaria de Lurçat, um bronze da escultora francesa Rosa Bonheur além de uma paisagem pré-impressionista da Escola de Fontainebleau.
E ainda a maior exposição de pinturas de Mario Mendonça. São salas de paisagens, de auto-retratos, arte sacra que refazem o percurso de quase 50 anos de carreira deste importante artista brasileiro.
O Instituto fica no Largo das Mercês, ao lado da Igreja das Mercês (leia em Igrejas), e abre de 5ª/sáb 13h/17h - o ingresso, grátis, é distribuído apenas na Secretaria de Cultura (R. Resende Costa, 71, Centro Histórico, 3355-1212).
|
sábado, 21 de março de 2015
Instituto Mário Mendonça ( Museu)
Assinar:
Postagens (Atom)