sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Arte Oriental

          A Pintura na China e no Japão é permeada pela prática do Zen, que significa Meditação, Percepção direta  da realidade que envolve a ciranda dos elementos que vivem e se equilibram na natureza: a água apaga o fogo, o fogo derrete o metal, o metal corta a madeira, a madeira sustenta  a terra e a terra sustem a água.
        A substância da paisagem se realiza quando o pintor atinge a compreensão do princípio do universo, a ordem do mundo. Na concepção mítica e filosófica do pensamento chinês, o universo está equilibrado em dois princípios contraditórios e complementares ( Yin e Yang), movimento e repouso que abrangem todos os aspectos da realidade.

          No oriente a pintura não é uma descrição do espetáculo da Criação, ela é, ela mesma uma criação no sentido literal do termo, um microcosmo cuja essência é idêntica ao macrocosmo. A pintura e a poesia chinesas não têm nada a ver com espetáculo, representação. O pintor no seu "campo", que pode ser na seda ou no papel, faz uma reconstituição ritmada de diferentes espaços e ciclos das estações; o céu e a terra são dois termos opostos que concorrem para a produção da paisagem assim que o pintor consegue achar pelo traço do pincel a medida que os articula: medida que inclui o infinitamente grande e o infinitamente pequeno. O céu enlaça a paisagem por meio de ventos e nuvens, e a terra a anima com rios e rochas, respeitando a medida das metamorfoses.          O pincel serve para inventar as formas, a cor serve para diferenciar a sombra da luz. Por meio do pincel é possível expressar a estrutura, a massa das coisas, os volumes, as texturas, a forma, a matéria, a profundidade e o claro-escuro ao mesmo tempo!          "O coração e a mão devem ser um só" é o que importa para o pintor chinês de aquarelas.          
Guo-Xi (1082-1135)

Guo Xi, pintor do séc. XII disse: " Quando tudo em volta de mim torna-se familiar,  e que meu coração e minha mão respondem um ao outro, posso enfim me conformar livremente  às regras, e encontrar em tudo o meio de voltar à fonte". ( do pensamento criativo, da inteligência superior).
Mi-Fu (1051-1107)

Citação do texto do livro: Damisch, Hubert , Théorie du nuage, Editions du Seuil, Paris, 1972
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No oriente  a arte consiste em suscitar o movimento criador pela oposição dos contrários. 
DAO= lei das mutações

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