sexta-feira, 27 de maio de 2016

Visita ao Museu do Homem do Sambaqui - Florianópolis

          O Museu do Homem do Sambaqui é um lugar que nos proporciona uma viagem aos longínquos tempos, há mais de quatro mil anos atrás, e nos causa admiração ver todas as descobertas realizadas pelo padre e pesquisador jesuíta João Alfredo Rohr, SJ.

Um Museu que guarda e cuida com carinho de material histórico educativo e acadêmico. Tudo o que é exposto no Museu torna-se um instrumento mediador de educação, aprendizagem e conhecimento, tanto para os que iniciam seus estudos, como as crianças e os jovens, como para os que se encontram em etapas mais avançadas de estudo, como os graduandos, professores e pesquisadores. Todos os que visitam o Museu aprendem; conhecem um pouco do homem do sambaqui; como ele vivia, convivia e sobrevivia naqueles remotos tempos.
O Jefferson e a Roberta- guias do Museu - explicam os significados das peças expostas, usos e costumes dos povos antigos do Brasil: eles criavam colares de ossos, arpões, e faziam zoólitos, que são pequenas esculturas em forma de animais. Todos foram   encontrados nos paredões de sambaquis ( acumulados de restos de ostras que se solidificaram com o tempo). Inclusive desenhos talhados nas rochas podem ser observados

zoólitos
inscrição rupestre
fósseis


O Museu está localizado no Colégio Catarinense,  rua Esteves Júnior, telefone 32511516.
Muito agradável e instrutiva a visita para quem for a Florianópolis, aproveite também para conhecer o artesanato no Mercado Municipal, e o Centro Integrado de Cultura, com exposições, teatro e cinema. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário