sábado, 25 de junho de 2016

Pintura Lih- hua (1565-1635)

De
Miscelânea do Salão do Pêssego Purpúreo (Tsetaoshien Tsatuo)
          O pintor deve compreender a regra do dar-e-tomar."Tomar quer dizer apreender e esboçar o tosco contorno das coisas. Embora seja importante que tais pinceladas sejam firmes, a grande coisa de tais pinceladas, porém, é certa leveza de espírito - continuando-se nuns pontos e interrompendo-se em outros.(...)
          Deixa a pintura desenvolver-se como nuvens a flutuar, velejando pelo espaço e rodeando rochedos, espalhando-se aqui e obstruindo ali a luz do sol, com espontaneidade completa. É esse o meio de conseguir um efeito de natureza. Assim dará certo. (...)
           (...) desembaraça-te dos pensamentos de fama e proveito e adota uma concepção de vida culta e desprendida (...).
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Caligrafia
          Ao escrever caracteres, deve-se conservar o espírito calmo e sentir-se impregnado de uma atmosfera de bem-estar, que se dirige para a ponta do pincel. Assim a escrita flui como suave brisa, ou pesponteia como chuva mansa, ou chicoteia como uma catarata, ou se detém e é grave como cacheados e retorcidos pinheiros coléricos. Vai depressa ou devagar, como a situação o exigir, espraiando-se ou cortando-se, nem uma só vez transgredindo o estilo dos modelos antigos O espírito torna-se o amo, fazendo o que lhe apraz. (..)
       

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