O programa "Triângulo das Geraes" apresenta projetos de excelente qualidade: busca divulgar iniciativas educacionais e culturais que têm êxito nos municípios mineiros.
Alguns projetos são direcionados para a pesquisa da biografia dos heróis, políticos, escritores, poetas, pintores, músicos e demais personalidades da história de Minas. A apresentação do programa na tv é feita com grande sensibilidade, e os entrevistados (ou descendentes) podem expressar livremente suas opiniões, com simplicidade.
Os historiadores explicam os monumentos históricos, descrevem a arquitetura, as esculturas e pinturas barrocas e rococós que são o orgulho da arte que floresceu nas cidades mineiras durante os séculos XVII e XVIII. Mostram também como as pessoas convivem com essas obras, os meios de conservação do patrimônio, e a importância para o turismo.
Outros projetos visam bens culturais em constante transformação.
A orquestra de vidro que os professores de Educação Musical de Passos criaram com as crianças utiliza poucos recursos com muita criatividade: as garrafas cheias de água em diferentes quantidades propagam sons correspondentes à escala musical, à medida em que são tocadas pelas baquetas revestidas de durepox. A flauta doce acompanha o conjunto, e o resultado é ótimo.
Já o projeto " O rio que anda para trás" busca resgatar conhecimentos ancestrais das populações do cerrado e povoados distantes. O raizeiro ensina o uso correto das plantas medicinais e os alunos ( orientados pela professora) anotam e transformam em livros digitalizados. É uma iniciativa de grande valor, pois essas referências da biodiversidade tendem a perder-se por causa da concorrência dos remédios industrializados.
A revitalização das brincadeiras de rua, as rodas, cirandas, cantigas e jogos coletivos que vão se transformando com as novas gerações. Nessas brincadeiras as crianças treinam o relacionamento com o outro, a gentileza, o respeito, o contato físico, exercitam a alegria e o afeto. Enquanto as crianças das grandes cidades estão restritas ao computador e à disciplina escolar, a periferia ainda guarda esse espaço de liberdade.
E não só no Brasil esse movimento de resgate tende a crescer. Na França (tv 5) nas pequenas cidades, as professoras primárias estabelecem parcerias com os jardineiros, e levam as crianças semanalmente para cultivarem a terra, identificando o nome das flores e as qualidades de cada uma; no pomar e na horta aprendem o tempo certo de plantar e colher. Após a colheita, fazem sopa e salada de frutas.
Há interesse em preservar a memória para o bem das futuras gerações. Assim pode-se dizer que enquanto o rio anda para trás, a margem clareia a página....e emoldura uma bela imagem de inestimável valor....
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Descubra as vantagens de fazer Horta Caseira e Agricultura Natural no site da Fundação Mokiti Okada: fmo@fmo.org.br .
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