O fato de ter acesso aos programas editoriais e serviços de impressora individual não permite ao usuário do computador divulgar todo tipo de texto truncado, e imagens confusas, barbarizando o projeto visual por desconhecimento das regras que norteiam as artes gráficas.
O perfeito conhecimento da língua portuguesa deve estar em primeiro lugar. As letras maiúsculas devem iniciar as frases e nomes próprios. Não é correto misturar maiúsculas e minúsculas aleatoriamente.
Para cartazes, folhetos e comunicações em geral as letras devem ser simples, de fácil leitura. Só usar letras de fantasia com objetivo específico. Exemplo:o livro "L´Heraldique" de Claude Wenzler, Editions Ouest-France tem letras góticas em sua capa porque refere-se à heráldica da Idade Média, e portanto do período gótico. É uma exceção, demais casos valer-se sempre da simplicidade.
Distorções, alterações, inversões em títulos são apropriadas quando se trata de colocar em destaque o conteúdo da matéria, isto é, do texto a que se refere.
Porém textos secundários (que contêm informações precisas como datas, autores, endereços, telefones, cifras e nomes próprios) todos devem ficar bem legíveis, para isso usar sempre letras simples, sem floreios.
Para obter boa visibilidade do texto, usar o contraste das cores. O mais forte é o contraste preto sobre o amarelo, que vai muito bem em outdoors, mas deve ser usado com muito cuidado em pequenos formatos. Em pequenos cartazes, jornais, livros , folhetos, revistas e comunicações em geral é preferível usar o contraste preto sobre branco e vice-versa.
Nunca envolver textos em molduras decorativas, enfeites, a não ser que o projeto exija por algum motivo esse tipo de ornamento.
Para colocar um texto sobre uma foto, pode-se procurar o espaço mais homogêneo da imagem, para que o texto tenha uma só cor, contrastando com o fundo da imagem. No caso de fotos de pessoas e animais, evitar que o texto fique muito próximo ao rosto ou focinho. Evitar também as letras de contorno, porque em vez de tornar o texto mais claro, elas criam uma espécie de emanação que embaralha a vista do observador.
Observar as cores contidas nas fotos e colocar o texto em cores contrastantes. As famílias amarelo, laranja, vermelho, bege e marrons avermelhados opõem-se às famílias azuis de todos os tons, azuis esverdeados, cinzas azulados. As famílias violeta, magenta, lilás, rosas contrastam com verdes amarelados, verdes de vários tons, amarelo canários e alguns tipos de bege e laranja. Tons escuros sobre fundos claros, e tons claros sobre fundo escuro. O branco sobre fundo claro é bastante perigoso por causa da perda de nitidez, então é preferível usar o preto sobre o fundo claro.
Cuidar sempre que o texto esteja bem legível, caso contrário separá-lo da foto.
Demais textos anexos a desenhos, caricaturas, grafites, pinturas e outros tipos de arte possuem total liberdade de criação em forma e conteúdo, e não precisam obedecer a essas regras que dizem respeito apenas à comunicação.
São poucas dicas, mas espero contenham algumas soluções bem práticas.
Exemplo de cartaz em que texto, desenho e cores estão posicionados de forma correta:
Exemplos de cartazes que dividem o mesmo tema, com pior e melhor solução visual:
Exemplo de cartaz em que texto, desenho e cores estão posicionados de forma correta:
Exemplos de cartazes que dividem o mesmo tema, com pior e melhor solução visual:
O cartaz é sem movimento, letras de contorno prejudicam a leitura, as figuras humanas se confundem com a caixa de som do fundo.
Há criatividade , o auto falante substitui o círculo da letra O na palavra SOM, a posição inclinada do conjunto dá movimento ao cartaz, a figura feminina está muito bem posicionada, o texto sobre os joelhos está correto, mas a parte inferior direita ainda poderia ser melhor estudada.
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