O Computador facilita os projetos gráficos devido à abundância de recursos técnicos, mas não auxilia muito quando o trabalho requer criatividade, olhar abrangente , esforço para abstração na elaboração da forma e do conteúdo dos símbolos em geral.
A empresa que deseja lançar sua marca através de símbolo ou logotipo deve optar por bons profissionais em agências de propaganda.
No entanto, é muito fácil para a maioria das pessoas compreender porque um símbolo é forte e facilmente identificável no imenso universo de exibição visual.
Um símbolo precisa ser a imagem da empresa, isto é, reconhecível no exato momento em que o olhar pousa sobre ele. É assim o símbolo da CEG (uma chama que se eleva dentro de um círculo);
o símbolo da Light (duplo L invertido, cujo traço perpendicular da letra L foi mudado para ângulo de cerca de 60 graus), lembra uma faísca que sai do círculo de contorno e expressa exatamente as naturezas imprevisíveis do raio e da eletricidade.
Então, um símbolo com potencial está geralmente inserido numa figura geométrica regular (círculo, quadrado, losango, triângulo, etc.) e traz o detalhamento de sua imagem individual em figura simétrica. Isso possibilita ao símbolo ser identificado, reconhecido até mesmo pelo inverso, isto é, através de portas de vidro transparente - princípio da reversibilidade. Neste caso estão as marcas Chanel, Banco do Brasil, Hering, Ubuntu, Starbucks, e muitas outras.
No caso em que o símbolo engloba a letra inicial do nome da empresa, então torna-se um símbolo logotipo, e necessita de recursos semelhantes aos descritos anteriormente para obter boa visibilidade. É o caso do símbolo da Texaco (o T inserido no centro da estrela de cinco pontas, por sua vez inserida no círculo) - posto de paragem.
E o caso do Carrefour (o C inserido num losango incompleto , que amplia a imagem para duas setas divergentes, e podem bem significar comércio e importação, já que têm as cores branco, vermelho e azul).
A Eletrodomestici é um caso especial, e muito feliz porque a forma circular da tomada coincide com o intervalo das hastes da letra E.
E o caso do Carrefour (o C inserido num losango incompleto , que amplia a imagem para duas setas divergentes, e podem bem significar comércio e importação, já que têm as cores branco, vermelho e azul).
A Eletrodomestici é um caso especial, e muito feliz porque a forma circular da tomada coincide com o intervalo das hastes da letra E.
As cores ás vezes fazem contrastes com o ambiente em que estarão expostos os símbolos. Placas de trânsito são amarelas com formas identificáveis em preto porque contrastam com o azul e o verde da natureza.
Um símbolo ou logotipo projetado para ser impresso em cartões, folhetos, folders cartazes e placas precisa ter estrutura ( corpo de linhas) que permita alternativas para uso de marcas d´água, retículas, relevo, contraste de cores e outros recursos gráficos.
O princípio bem sucedido do logotipo (conjunto de letras) é a unidade visual. Consegue-se boa visibilidade evitando-se letras de fantasia, buscando sempre a simplicidade. A criatividade fica por conta de inverter, distorcer, unir, interromper, ou até mesmo substituir uma letra por uma figura expressiva. Tudo depende do valor que se deseja agregar à imagem. São assim os logotipos da Nike, Adidas, Orkut, You Tube, Dell
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Outros logotipos apostam na unidade da forma, mas preferem desenhos de letras que remetam diretamente à juventude, à infância, e usam letras parecidas com as manuscritas. É o caso da Coca-cola, Garoto, Kellogg´s e outras.
Tal saber de identificação simbólica nasceu na Idade Média da Europa, quando das guerras territoriais, desenvolveu-se com a Heráldica, e aprimorou-se muito no séc. XX. Quem quiser aprofundar-se, deve analisar cada caso, pois existem níveis distintos de boas soluções.
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