quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ver para crer

          O catálogo do Museu Britânico informa que :" --- a obra "Vento do Sul, Céu claro" ou "Fuji Vermelho" de Katsushika Hokusai (1830-33) faz parte de uma série de trinta e seis vistas do Monte Fuji. Dizem que no fim do verão e início do outono, quando as condições são boas, que o céu é claro e o vento sopra do sul, as encostas do Fuji podem parecer vermelhas ao sol nascente. Apesar de ser a mais abstrata da série, esta composição é contudo a mais específica do ponto de vista meteorológico".
____________________________________________________________________
          Independentes de tal classificação, estudiosos japoneses descobriram que o efeito da umidade da chuva da madrugada sobre as rochas é o que permite ao monte tomar essa tonalidade tão peculiar sob a luz solar da manhã. Fotógrafos aguardaram o tempo certo, e puderam capturar a imagem no exato momento em que o corpo do monte estava avermelhado, com manchas claras de neve, semelhantes a veios que se ramificam pela encosta abaixo, enquanto  as nuvens dispostas em faixas horizontais no céu azul projetavam sombras escuras sobre o pico do monte Fuji, e completavam a sublime paisagem.
          Esse relato dos pesquisadores faz parte do conteúdo do documentário sobre o artista japonês Hokusai que a TV Arte 1 apresenta nessa semana. Sem essas provas testemunhais fotográficas seria difícil saber se a cor vermelha empregada pelo artista seria uma interpretação arbitrária e portanto abstrata, ou a observação direta do real, como demonstra o fotógrafo militante.
          Excelente programa expõe também as curiosas soluções utilizadas pelo artista para resolver problemas de profundidade nos quadros. Se a experiência oriental já facilitava ao artista tomar numerosos pontos de vista ( observação pela intuição, vistas superpostas, planos em degraus, linha do horizonte alta) , o contato com obras de arte ocidentais enriqueceu o conteúdo temático, a experiência com  perspectiva cavaleira e a inovação no uso da sombra projetada. Resultou numa obra variada com simplicidade de recursos.
          Parabéns a TV Arte 1 !


Nenhum comentário:

Postar um comentário