Tribos do Marrocos contam uma história: Eva passeava pelo Jardim do Éden, quando a serpente se aproximou.
- Coma esta maçã - disse a serpente.
Eva recusou.
- Coma esta maçã porque você precisa ficar bela para o seu homem - insistiu.
- Não preciso - respondeu Eva - ele não tem outra mulher além de mim.
A serpente riu:
- Claro que tem.
E como Eva não acreditasse, levou-a até à beira de um poço, e mandou que olhasse a mulher escondida no fundo. Eva debruçou-se e viu, refletida na água do poço, a imagem de uma linda mulher . Na mesma hora, comeu a maçã, e perdeu o paraíso para sempre.
Pergunta-se: quem enganou Eva? A serpente ou a imagem? Era uma imagem nítida? Havia luz suficiente no local? A que distância estava?... A má interpretação de uma imagem pode conduzir a erros? É evidente que sim...E o que se pode fazer para evitar?
Refletir sobre a imagem e analisá-la de diferentes pontos de vista, desde sua concepção ( quer se trate de uma pintura, escultura, fotografia, desenho, etc.).
Paul Delvaux "O Espelho" 1936
Movimento
Se a imagem se movimenta ( ou treme), tem boas chances de alongar-se ou encolher-se, alterando sua forma. Se é o espectador quem se move, então pode ter muitos ângulos de observação, e portanto alterações de imagem.
Luz
A imagem modifica-se quando exposta à luz natural ( claridade ou penumbra) e à luz artificial. Projeção de luz colorida sobre a imagem altera completamente a superfície iluminada.
Tempo
Condições climáticas ( as estações) influenciam a percepção da imagem. Também o tempo de exposição (ex: se a pessoa observa por alguns segundos a imagem, só poderá reter uma impressão geral das formas, mas se demorar algum tempo na observação, perceberá detalhes.
Espaço ( distância)
À medida que a imagem afasta-se do observador, ela perde a nitidez. Á grande distância, não se pode dizer se uma silhueta é homem ou mulher.
Suporte ( onde se assenta)
Os suportes possibilitam diferentes tratamentos da imagem. Existem imagens pintadas sobre muros, paredes, sobre madeira, sobre tela, tecido, etc. outras são esculpidas, talhadas, modeladas, construídas. Imagens desenhadas sobre papel, impressas em fotos, digitalizadas e projetadas no espaço. E imagens naturais, como a que enganou Eva.
Precisão
Uma imagem pode ter contornos bem definidos, de traços nítidos, ou ter contornos borrados, meio apagados, indefinidos e diluídos no fundo.
Produção
A imagem pode ser produzida por um artista independente, por um grupo a serviço de uma mecenas ( financiador), por uma instituição religiosa, por um grupo empresarial, por uma agência de propaganda,por uma agência especializada em produções artísticas, pelo governo, por partidos políticos. A própria natureza produz imagens na superfície das rochas, no céu, no mar, etc.
Finalidade
Uma imagem serve para deleite e expressão do próprio artista; para cumprir tarefas de magia; para adoração religiosa; para meditação; para reverência e adoração de líderes; para delimitar territórios e posses; para reconhecimento de grupos nacionais, esportivos, empresariais; como provas criminais; para identificar indivíduos e fatos; para induzir ao consumo; para prevenir; para intimidar; para confundir; para criar toda sorte de ilusão nos diferentes caminhos da arte; para celebrar a vida, quando é imagem da própria natureza.
Identidade
Uma imagem pode ser idealizada, isto é, a soma das qualidades de uma pessoa (ou objeto) que o artista tem em mente, ou pode ser a cópia fiel realizada a partir de minuciosa observação de detalhes da pessoa (ou coisa) retratada. Ela também pode ser alterada ou adulterada com diferentes técnicas de produção. Isso possibilita maior ou menor identificação com o original.
Bem, esse é um pequeno estudo, mas já é um começo para não se deixar enganar pela imagem, pois, segundo os marroquinos, volta ao paraíso aquele que se reconhece no reflexo do poço, e não teme a si mesmo...
Joan Miró "Mulher ao Espelho" 1956
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