quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Educação Artística

          A educação artística para crianças e adolescentes é uma disciplina que orienta a reflexão sobre as artes em geral ( artes plásticas e visuais, teatro, literatura, dança, música etc.), o intercâmbio entre elas  e seus desdobramentos nas culturas erudita e popular.
          Para orientar essa reflexão precisa o professor prepara-se bem. Estabelecer uma espécie de " compromisso eterno" com a Arte, isto é, cultivar pensamento constante e profundo em relação às obras dos artistas, às suas próprias criações e as de seus alunos. Ler bons livros de História da Arte, frequentar exposições, debates. Deve ir ao teatro, ouvir músicas de boa qualidade, manter a curiosidade sobre as novas tecnologias e as manifestações artísticas contemporâneas.
          Acima de tudo precisa gostar do que faz, pois só pode despertar interesse pela arte o professor que tornou-se por seus próprios esforços apreciador costumeiro, bastante habilitado e que trabalha com amor.
          O corpo da escola ( grupo, abrigo, centro cultural, orfanato) flexível para acatar manifestações artísticas nas dependências comuns; os pais conscientes de que os "passeios" a museus são importantes para o desenvolvimento dos alunos; o espaço físico ( sala, armários, materiais) bem localizado e suprido de tudo o que é necessário faz toda a diferença.
          Então, quando tudo estiver bem planejado, pode o professor iniciar o projeto artístico, que poderá estar inserido num grande projeto comum de tema aberto com a escola, ou não.
          Que leve  para a sala uma obra de arte, convide um artista ou artesão para falar de seu trabalho, ou faça uma visita a uma exposição. Isso desencadeará os processos necessários para o desenvolvimento das atividades.
          A prática da observação minuciosa suscitará questionamentos que terão respostas nas pesquisas que as crianças farão por internet ou nas bibliotecas locais. As pesquisas podem vir na íntegra, e serão lidas  e debatidas em classe como "descobertas" que as crianças fizeram.   Daí pode surgir o legítimo desejo de fazer experimentações com as técnicas com as quais tiveram contato. Esse será o trabalho prático ( proposta triangular).
          O professor deve orientar criações para datas comemorativas somente  quando isso estiver de acordo com o projeto desenvolvido por seus alunos no momento.
          Conforme com o pensamento de Erich Fromm no livro  "Psicanálise e Religião":
            " O homem deve ser independente e livre, um fim em si mesmo, e não um meio para os objetivos de outra pessoa. Deve relacionar-se  aos semelhantes pelo amor, pois se não dispõe de tal capacidade, torna-se uma casca vazia, mesmo que possua poder, riqueza e inteligência"
      

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