domingo, 4 de novembro de 2012

Teatro e teatrinho

          Parece que o Teatro de adultos (drama, comédia) não interessa diretamente às crianças.
          No entanto, o Teatro feito por adultos e direcionado ao público infantil é uma das melhores formas de enriquecer a experiência das crianças. Nele encontram-se expectativa, surpresa, poesia, bom humor, problemas e soluções na medida certa da compreensão infantil. O Teatro alimenta o mundo mágico de fantasia e de sonho. O Circo também continua sendo uma das melhores diversões.
          Porém, o teatrinho feito pelas próprias crianças trabalha a experiência direta, o que é muito gratificante para elas.
          Pode-se preceder esta atividade com um exercício de sensibilização, dramatização a escolher:

1- Jogo do boneco:
 Peça às crianças que imitem um boneco inflado que se esvazia; depois enche, depois esvazia, etc

2- Jogo do bastão:
Com o auxílio de um bastão, peça a uma criança que o utilize em alguma representação. As outras crianças devem adivinhar o que o bastão representa  (ex: espingarda, muleta, corneta, cassetete, etc,)

3- Jogo das profissões:
Peça que uma crianças imite com gestos uma profissão. As outras crianças devem adivinhar de que profissão se trata.

O teatrinho ( para crianças de 7 a 12 anos) prepara-se em etapas:
a- Elaboração dos personagens
b- Ficha dos personagens
c- Diálogos
d- Representação

                                                       Elaboração dos personagens
          Para teatro de fantoches utilizar meias coloridas com botões ou olhos de bichinhos de pelúcia, cabelos de lã e outros materiais. Ensiná-los a pregar os detalhes ou pintar com caneta olhos nariz e boca..
          Será representado sobre a mesa.
------------------------------------------------------------
          Para teatro de vara pedir que desenhem cada um seu personagem na cartolina, recorte em volta, copie o mesmo molde em outra cartolina, desenhe as costas do personagem. Colar frente e costas com uma vareta de churrasco no meio.
          Será representado atrás de um pano jogado sobre um bambu ou trave de madeira presos na extremidade.
------------------------------------------------------------
          Para teatro de sombras, pedir que desenhem cada um seu personagem na cartolina; recortar o contorno por dentro e colar papel celofane colorido nos espaços vazados. Cuidar para deixar lugar onde colar  uma haste de papelão ou vareta que sustente o personagem na vertical e a vareta na horizontal.
          Será representado numa caixa de papelão vazada no fundo, tipo tela de televisão, e com papel manteiga branco  no lugar da tela. Um foco de luz atrás.
----------------------------------------------------------
          Para teatro de livre criação apresentar diferentes materiais às crianças ( algodão, bombril, pano, papel dourado e prateado de embalagens, lã, barbante, e outros) e pedir que cada um elabore seu personagem, utilizando esses materiais,
          Será representado sobre a mesa.


---------------------------------------------------------------
          Para teatro de figuras gigantes de Olinda encher uma bola de festa para ser o rosto, cortar um colarinho de cartolina para ser o pescoço; cobrir a bola e o colarinho juntos com pedaços de jornal em várias camadas; deixar secar; no dia seguinte cobrir com massa corrida, fazendo formato de olhos, nariz e boca; esperar secar e pintar com tinta plástica. Quando  bola esvaziar, encher com jornal, meter um cabo de vassoura; pregar os ombros em cruz; roupas de pano de acordo com o personagem. Encher luvas no lugar das mãos. Fazer um furo na cintura para que a criança enxergue quando se meter por baixo.
          Será representado ao ar livre.
-----------------------------------------------------------------
          Para teatro em que as próprias crianças se tornarão seus personagens, apresentar diferentes acessórios (chapéu, máscara, peruca, vestidos longos e curtos, tiara, bolsa , sandália, cachimbo, coroa, violão, cesta de flores e frutos de plástico, etc.) e deixar que elas próprias inventem seus personagens.
          Será representado sobre um tapete grande ou pequeno palco, caso haja disponível.

                                                 Ficha do personagem
         
          Na ficha as crianças podem escrever:
nome do personagem
idade
onde mora
o que come
o que faz
de que é feito
          Se o teatro se propuser a representar personagens de uma história lida ou contada anteriormente, então dispensa-se a ficha pessoal.


                                                          Diálogos
          Para facilitar a elaboração dos diálogos, o orientador pode escrevê-los, enquanto as crianças inventam, procurando sempre dar sequência lógica à história. Depois reler alto o que ficou acertado e separar as falas de cada criança.
          Todas as etapas são importantes; não tenha pressa; só passe à etapa seguinte quando todos tiverem terminado.

                                                        Representação
          Faça uma única representação como culminância. Permita que modifiquem as falas, se quiserem e termine assim que sentir que as crianças estão cansadas.

                                             Apresentação para público
          Pode ocorrer que as crianças estejam muito empolgadas e queiram apresentar o teatrinho para os pais. Nesse caso, permitir somente que os  pais e pessoas muito próximas estejam presentes.
Não convidar público e jamais cobrar apresentação.


Alunos do Curso Normal da Escola Elisiário Matta (Maricá) preparam a Oficina da Palavra e Personagens para Teatro / 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário