No entanto, o Teatro feito por adultos e direcionado ao público infantil é uma das melhores formas de enriquecer a experiência das crianças. Nele encontram-se expectativa, surpresa, poesia, bom humor, problemas e soluções na medida certa da compreensão infantil. O Teatro alimenta o mundo mágico de fantasia e de sonho. O Circo também continua sendo uma das melhores diversões.
Porém, o teatrinho feito pelas próprias crianças trabalha a experiência direta, o que é muito gratificante para elas.
Pode-se preceder esta atividade com um exercício de sensibilização, dramatização a escolher:
1- Jogo do boneco:
Peça às crianças que imitem um boneco inflado que se esvazia; depois enche, depois esvazia, etc
2- Jogo do bastão:
Com o auxílio de um bastão, peça a uma criança que o utilize em alguma representação. As outras crianças devem adivinhar o que o bastão representa (ex: espingarda, muleta, corneta, cassetete, etc,)
3- Jogo das profissões:
Peça que uma crianças imite com gestos uma profissão. As outras crianças devem adivinhar de que profissão se trata.
O teatrinho ( para crianças de 7 a 12 anos) prepara-se em etapas:
a- Elaboração dos personagens
b- Ficha dos personagens
c- Diálogos
d- Representação
Elaboração dos personagens
Para teatro de fantoches utilizar meias coloridas com botões ou olhos de bichinhos de pelúcia, cabelos de lã e outros materiais. Ensiná-los a pregar os detalhes ou pintar com caneta olhos nariz e boca..
Será representado sobre a mesa.
------------------------------------------------------------
Para teatro de vara pedir que desenhem cada um seu personagem na cartolina, recorte em volta, copie o mesmo molde em outra cartolina, desenhe as costas do personagem. Colar frente e costas com uma vareta de churrasco no meio.
Será representado atrás de um pano jogado sobre um bambu ou trave de madeira presos na extremidade.
------------------------------------------------------------
Para teatro de sombras, pedir que desenhem cada um seu personagem na cartolina; recortar o contorno por dentro e colar papel celofane colorido nos espaços vazados. Cuidar para deixar lugar onde colar uma haste de papelão ou vareta que sustente o personagem na vertical e a vareta na horizontal.
Será representado numa caixa de papelão vazada no fundo, tipo tela de televisão, e com papel manteiga branco no lugar da tela. Um foco de luz atrás.
----------------------------------------------------------
Para teatro de livre criação apresentar diferentes materiais às crianças ( algodão, bombril, pano, papel dourado e prateado de embalagens, lã, barbante, e outros) e pedir que cada um elabore seu personagem, utilizando esses materiais,
Será representado sobre a mesa.
---------------------------------------------------------------
Para teatro de figuras gigantes de Olinda encher uma bola de festa para ser o rosto, cortar um colarinho de cartolina para ser o pescoço; cobrir a bola e o colarinho juntos com pedaços de jornal em várias camadas; deixar secar; no dia seguinte cobrir com massa corrida, fazendo formato de olhos, nariz e boca; esperar secar e pintar com tinta plástica. Quando bola esvaziar, encher com jornal, meter um cabo de vassoura; pregar os ombros em cruz; roupas de pano de acordo com o personagem. Encher luvas no lugar das mãos. Fazer um furo na cintura para que a criança enxergue quando se meter por baixo.
Será representado ao ar livre.
-----------------------------------------------------------------
Para teatro em que as próprias crianças se tornarão seus personagens, apresentar diferentes acessórios (chapéu, máscara, peruca, vestidos longos e curtos, tiara, bolsa , sandália, cachimbo, coroa, violão, cesta de flores e frutos de plástico, etc.) e deixar que elas próprias inventem seus personagens.
Será representado sobre um tapete grande ou pequeno palco, caso haja disponível.
Ficha do personagem
Na ficha as crianças podem escrever:
nome do personagem
idade
onde mora
o que come
o que faz
de que é feito
Se o teatro se propuser a representar personagens de uma história lida ou contada anteriormente, então dispensa-se a ficha pessoal.
Diálogos
Para facilitar a elaboração dos diálogos, o orientador pode escrevê-los, enquanto as crianças inventam, procurando sempre dar sequência lógica à história. Depois reler alto o que ficou acertado e separar as falas de cada criança.
Todas as etapas são importantes; não tenha pressa; só passe à etapa seguinte quando todos tiverem terminado.
Representação
Faça uma única representação como culminância. Permita que modifiquem as falas, se quiserem e termine assim que sentir que as crianças estão cansadas.
Apresentação para público
Pode ocorrer que as crianças estejam muito empolgadas e queiram apresentar o teatrinho para os pais. Nesse caso, permitir somente que os pais e pessoas muito próximas estejam presentes.
Não convidar público e jamais cobrar apresentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário