quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Fotografia

          Algumas pessoas têm dificuldade em distinguir a fotografia comum da fotografia obra de arte. De fato, não é tão simples de fazê-lo.
          No  princípio a fotografia visava coroar com êxito a busca que os artistas empreendiam há 4 séculos da imitação da natureza. 
          Com o tempo, o domínio da técnica fotográfica e os recursos disponíveis criaram condições aos fotógrafos de realizarem fotos de grande beleza e poesia. Um pôr-de-sol peculiar, uma montanha coberta de neve resplandescente,  uma floresta com neblina  produzem muita emoção,  e podem ser  considerados "sublimes".
          Se de  repente, as nuvens baixas deixam o Cristo  Redentor pairando solene sobre elas...

         Uma pomba pousa sobre a cabeça de um monge budista...uma garça pousa sobre uma pedra exatamente na direção da flecha que pretende arremessar a escultura de bronze do pequeno índio...

         As sombras desenham formas inusitadas na parede... são ocasiões inesperadas que o observador  experiente aproveita para tirar boas fotos , com os recursos técnicos adequados. Nesses casos as fotos tornam-se obras de arte.
          Já o retrato requer especial sensibilidade quanto ao alvo, isto é, o fotógrafo precisa captar exatamente e com naturalidade a essência de quem aquela pessoa é, sua "aura" particular ( um escritor, uma atriz, um cientista, etc.). A foto é de natureza icônica ( tem semelhança com o retratado), e a arte é de natureza da ilusão, brinca com a fantasia. Quer dizer que um retrato passa a ser uma obra de arte quando faz o espectador sonhar. Félix Nadar foi o melhor retratista de Paris no início do séc. XX.

          No Brasil, na mesma época, Marc Ferrez fez retratos étnicos tão bons que eram vendidos a turistas como "exóticos", fotografias panorâmicas de alta qualidade técnica, além dos novos edifícios da Avenida Central.
          Recursos diversos podem ser empregados para fotos artísticas: retratar uma bailarina com luz baixa, imagem ligeiramente desfocada e atitude solene pode gerar imagem de expressiva   beleza; e o mesmo recurso de fluidez pode ser usado  para fotografar lingerie, com o fim de gerar delicadeza na imagem; mas  o resultado  não será uma obra de arte, será uma  boa foto de moda. A diferença é a criatividade, a imaginação, a poesia.
         .Ainda no âmbito da beleza, pode-se encontrar  um fotógrafo que, inspirando-se numa pintura famosa, resolva recriar os personagens retratados em atmosfera similar, usando pessoas semelhantes às da pintura,  e aí teremos uma obra de arte ( porque usou a criatividade) se o resultado for bom.Ex: pintura "Almoço na relva" de Edouard Manet (1863).
          O fotógrafo que produz a si mesmo ou a outros em ambientes peculiares, roupas, acessórios, maquilagem, luz indireta e  estranhos adereços ( tatoo, punk, fantasias inusitadas) pode realizar boas obras de arte, mas então encontra-se na estética contemporânea, que imerge nas ambiguidades poéticas. Igualmente quem fotografa uma mulher como homem e vice-versa; e  produções de body-art que se mesclam ao ambiente, paredes e  muros.
          Um artista plástico que emprega pessoas, recursos técnicos, objetos ocasionais para produzir arte efêmera e land art, pode utlizar a fotografia como registro de seu trabalho, e então suas fotos fazem parte da obra.
          De acordo com o pensamento contemporâneo, que considera a beleza da arte independente da beleza do modelo, encontra-se a poética de âmbito  social, que pode ter como alvo operários sujos de petróleo, pobres abandonados nas grandes cidades,camponeses, loucos e idosos. São fotos que conduzem à reflexão, e quando bem produzidas demonstram grande  sensibilidade ( Sebastião Salgado).
          Alfred Stieglitz foi o fotógrafo que mais lutou ( em 1905) para que a fotografia fosse reconhecida como obra de arte.
           Atualmente a  fotografia tem sido considerada a arte da confusão ( no bom sentido - mistura heterogênea). Com a ajuda do photoshop, elementos podem ser retirados ou introduzidos nas imagens com finalidades diversas. Isso é invenção, renovação da imagem,  criatividade, mas às vezes induz   a erros de apreciação e manipulação das massas, com resultados imprevisíveis.
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          Por tudo isso os pais precisam estar atentos às imagens que circulam na mídia, conversar com os filhos, tentar compreender juntos as mensagens  visuais recebidas,   a fim de reduzir o impacto que possam exercer sobre eles.
         O uso da máquina fotográfica pelas crianças é muito bom, e quanto mais cedo aprenderem a lidar, melhor.O filme La Camara Oscura de Maria Vitoria Menis mostra com muita poesia como funciona a projeção da imagem invertida na câmara fotográfica.


PS: o programa Caçadores da Alma da TV Brasil do dia 5/12/2012 abordou  o tema com propriedade. Muito bom.

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