A oficina da palavra reúne jogos coletivos, brincadeiras e atividades que enriquecem as linguagens oral e escrita das crianças após a alfabetização. Se usada em pequenos grupos de até 15 crianças, dá melhores resultados; deve-se trabalhar em torno de uma grande mesa ou 4 pequenas mesas unidas. O professor orientador precisa lembrar que estará lidando todo o tempo com sensibilidades, com personalidades em formação. Assim, usar de gentileza, promover clima de confiança e afeição é essencial.
Atividades de linguagem oral
1- Jogo da cartomante e consulente:
Improvise um turbante com um lenço de cor vibrante; recorte uma cartolina em forma de umas 30 cartas de baralho e reserve; recorte figuras sugestivas( que lembrem viagens, objetos, pessoas, festas, trabalho, etc) de revistas velhas, cole em um dos lados das cartas.
Atividade:
Escolha uma dupla para serem a cartomante e a consulente; a cartomante vai colocar as cartas para a consulente, dispondo em forma de cruz 3 na cabeça, 3 no coração, 3 nos pés; 3 à esquerda, 3 à direita viradas para baixo.
A cartomante então desvira as cartas e diz a sorte da outra criança de acordo com o que vê.
O orientador vai corrigindo a linguagem oral. Atenção: mesmo que as crianças peçam, o orientador nunca deve dizer a sorte de ninguém; porque isso pode influenciar
Normalistas treinam o Jogo da Cartomante para usarem posteriormente em sala de aula
2- Narrativa continuada:
Viagem de trem ( ou ônibus) narrada oralmente.
O trem partiu e....
Uma criança deve continuar a narrativa, acrescentando mais acontecimentos e detalhes conforme mandar sua imaginação; o orientador interrompe e passa a palavra a outra criança assim sucessivamente; corrigir a linguagem oral.
3- Baú de sonhos:
O orientador desenha vários baús no quadro negro; depois pede que cada criança relate oralmente um sonho para guardar no baú; escreve o título do sonho dentro do baú; corrigir a linguagem oral.
4- Jogo dos provérbios:
Preparação: recorte vários cartões em cartolina; em cada um escreva um provérbio;
Apresente às crianças todos virados para baixo; elas devem escolher apenas um e tentar explicar o que significa; o orientador corrige a linguagem oral.
Ex: Quem cochicha o rabo espicha; quem procura acha; quem muito fala dá bom dia a cavalo; longe dos olhos longe do coração.... etc.
5- A frase incompleta:
Preparação: escreva em cartões frases incompletas; apresente às crianças todos virados para baixo; cada criança escolhe o seu, desvira e vai completar a frase e prosseguir a narrativa oralmente.Ex;
De manhã, peguei a mochila e saí...
Ontem estava com vontade de tomar sorvete, então...
Levei um susto no dia.....
Corrigir sempre a linguagem oral.
Criação de textos
1- História ilustrada:
Preparação: recorte de revistas muitas fotos sugestivas;
Espalhe todas sobre a mesa grande; peça que as crianças escolham as que mais lhes agrade; depois peça que escrevam pequena história sobre duas ou três dessas fotos.
Corrigir a redação.
2-Composição com palavras associadas:
Peça que as crianças escolham uma palavra; escreva essa palavra no quadro posicionando uma letra embaixo da outra; peça que digam palavras associadas; elas devem então fazer um texto em que se encontrem essas palavras; também pode ser uma redação coletiva ditada pelas crianças.Ex: CIDADE
C- casa cama cinema
I - ilha
D- dono dinheiro
A árvore água
D - distância
E - espaço espigão escola
3- Fábulas:
Preparação: recorte fotos de animais de revistas;
Peça que as crianças escolham 2 ou 3 animais; em seguida podem fazer uma pequena história com esses animais; corrigir o texto.
4- A palavra estranha:
O orientador procura no dicionário uma palavra muito estranha, de difícil elucidação de sentido pelas crianças; ex: dacriorréia, pogonóforo , tubã, etc
Depois pede que escrevam um pequeno texto em que apareça aquela palavra;quando todos acabarem, as crianças lêem oralmente..
Finalmente o orientador pega o dicionário e decifra o sentido exato da palavra, o significado verdadeiro.
5- Salada ficção:
Preparação :o professor lê ou conta vários contos de fadas e fábulas para as crianças durante o ano letivo;
Depois de alguns meses, pede que as crianças inventem uma história misturando esses contos de fadas.
6- Listas ( ações) :
O professor relaciona no quadro:
objetos / personagem/ ação/ lugar
em seguida preenche as listas com palavras ditadas pelas crianças sempre relacionadas entre si em cada uma das linhas; como atividade as crianças devem escolher uma das linhas para contar a história ali sugerida.
7-Listas: ( a qualidade das palavras)
O professor pede que as crianças relacionem oralmente palavras :
feias / curtas/ compridas/ más/ gentis/ cor de rosa/ apagadas/ apimentadas/ etc.
e vai escrevendo no quadro negro as listas;
Depois pede que as crianças escolham uma dessas palavras e façam um pequeno texto.
8- Listas ; ( binômio fantástico)
O professor escreve no quadro duas listas de coisas ditadas pelas crianças; depois une aleatoriamente as palavras da primeira lista com as palavras da segunda lista, criando assim um binômio fantástico. Ex:
pirulito-poste
cama-avião
sorvete-camarão
etc.
Em seguida pede que escolham um dos binômios e façam um pequeno texto.
9- Listas: (prefixo arbitrário)
O professor relaciona no quadro uma lista de prefixos; ex: bi, des, tri, micro, maxi, pro, pre, extra, contra, vice, trans, etc.
Depois pede que as crianças ditem uma segunda lista dizendo nomes de coisas; em seguida une as duas listas criando palavras inusitadas.Ex:tripinico, bisapo, microsaudade,extraburro, desmochila, translixo, etc
Devem então escolher uma das palavras e escrever um texto.
--------------------------------------------------------------------
A oficina da palavra tem sua culminância no final do ano, quando a criança criará um livro com o texto escolhido por ela entre os que ela inventou durante o ano.
Exposição dos livros e comemoração são apropriadas. As crianças podem fazer os convites. Vale a pena festejar.
Alunos da Escola Elisiário Matta (Município de Maricá) preparam a Oficina da Palavra / 2013
Pedagoga: Maria de Lourdes Germano
Projeto da Oficina e artista convidada: Angela Cacicedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário