sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Visita ao Museu Castro Maya

          Quem vai ao bairro de Santa Tereza no Rio de Janeiro não pode perder a oportunidade de visitar a Chácara do Céu. Além de uma ampla vista que se descortina sobre o centro da cidade, o museu possui um acervo rico em obras do Extremo- Oriente.

          Vasos de cerâmica, serviços de jantar em porcelana da China de extrema delicadeza e com uma policromia de flores, frutos, personagens, formas funcionais e brasões. É a arte decorativa de um povo , que sem ter o respaldo intelectual das cortes, testemunha uma alma cultivada, na busca de harmonia e equilíbrio do Agir Total, sabedoria milenar da filosofia chinesa.
          Biombos chineses e japoneses (de madeira e laca, com pinturas sobre papel ou tecido e ouro) com belíssimas paisagens de seus países nos séculos XVII e XVIII.
          Uma coleção de xilogravuras japonesas de Hiroshige de paisagens tratadas com inteira liberdade de composição.
          A escultura em mármore de cabeça de Kanon ( o Buda da Compaixão) da China dos séculos XII-XIII representada de olhos semi-abertos para ver os sofrimentos dos homens e saná-los; o   torso do Buda Muchalinda  ( rei das Serpentes Nâga) do Khmer dos séculos XII-XIII de olhos fechados mostra introspecção, alma em meditação voltada para Deus --- são preciosidades da Coleção Castro Maya.
          Além de pinturas impressionistas francesas do século XIX, o museu possui rico acervo de aquarelas de Jean Baptiste Debret, o pintor francês que esteve no Brasil servindo à corte portuguesa no século XIX. Ele retratou a vida cotidiana da cidade do Rio de Janeiro (corte, escravos, viajantes, comerciantes, clero, etc) como reporter de um tempo em que não existia a máquina fotográfica.

          Imperdível para turistas, pais e professores que desejem dar oportunidade a seus alunos de conhecerem arte da melhor  qualidade, incentivar pesquisas sobre os artistas e suas  técnicas , além da própria arquitetura do lugar.
          "(...) para o pensamento chinês, o DAO é a lei das mutações entre o Yin e o Yang, e toda arte(...) consiste em suscitar o movimento criador, pela oposição dos contrários (...)
          Nicole Vandier- Nicolas
          "Art et Sagesse en Chine- Mi Fou"

Sugestões de atividades em classe de educação artística ( pesquisa e atividade prática):
  • Trabalhar formas inversas, semelhantes e opostas, preto e branco, cores complementares em desenhos e pinturas.
  • Xilogravura
  • Pequenos biombos com varetas
  • Aquarela: pintar a Moda do séc. XIX, desenhos inspirados na porcelana chinesa, paisagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário