sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Exercícios de sensibilização e jogos de criatividade

          Antes de iniciar atividade artística com crianças, convém fazer um exercício de sensibilização  a fim de torná-las mais calmas, atentas e concentradas. Faça apenas um a cada dia; trabalhe em grupo  numa mesa grande ou faça uma roda sentada no chão.

1- Passeio imaginário.
          Peça que a crianças fechem os olhos, relaxem os braços sobre as pernas, respirem fundo e depois soltem a respiração. Calmamente, vá descrevendo um passeio imaginário que passa por florestas cheias de  passarinhos, campos floridos, montanhas, mar,  os sol, passeio de barco, etc.
Enriqueça os detalhes e imagine o som da natureza.

2-Percepção sonora:
          Reúna alguns objetos sonoros como molho de chaves, sinos, apitos, chocalhos, rádio de pilha, e  bata na mesa com os nós dos dedos, etc . Peça que uma criança feche os olhos e  em seguida identifique o som emitido pelo objeto. Repita com todas as crianças.

3-Percepção  táctil das formas:
          Reserve uma sacola com objetos pequeninos de materiais e formas diferentes: caixa de fósforo, isqueiro, chave, chaveiro,  borracha, pilha, relógio, bonecos super heróis, bichinhos de plástico, etc.
Peça que cada criança ( de olhos fechados) retire da sacola o objeto e o identifique.

4-Percepção olfativa e paladar:
          Reserve em papel alumínio ou tubos de plástico alguns temperos como cravo, canela, salsa, coentro, orégano, hortelã,  sal, açúcar, etc, ( exceto pimenta). Peça a cada uma das crianças que identifique cheiro e sabor.

5- Sensibilização para as cores:
          Recorte de revistas faixas retangulares de diferentes cores. Espalhe sobre a mesa e peça que cada criança escolha uma cor; em seguida ela deve dizer o porque da escolha, o que esta cor representa, o que significa, o que lembra para ela. Deixe que se expresse livremente.

6- Adivinhação: o que é ?
          Uma criança imagina alguma coisa que esteja guardada dentro de sua mão fechada. Então as outras crianças começam a fazer perguntas sobre o objeto, e ela deve responder sim ou não, até que alguém acerte o nome do objeto imaginário. Será sua vez de esconder outra coisa na mão.

7- Linguagem dos gestos: o que estou fazendo?
          Uma criança faz um gesto ( ex: coçar a cabeça, bater palmas, matar mosquito, tomar água,nadar, etc,) e as outras crianças devem adivinhar o que significa a mímica.

8-Percepção da Arte:
          Reserve uma pasta com fotografias de obras de arte recortadas de revistas e jornais. Espalhe sobre a mesa e peça que cada criança imagine estar numa galeria de arte e vai comprar uma obra. Dê 5 minutos para elas refletirem. Em seguida cada criança deve dizer porque escolheu aquela obra, o que ela percebe, o que pode ver.

9-Seleção de imagens naturalistas, percepção da luz.
          Reserve canudos de papelão e papéis celofane de várias cores. Cubra uma das extremidades do canudo com o papel; cole. Deixe alguns canudos sem papel.
          Saia com as crianças nos arredores e peça que cada uma descreva o que está vendo. Vá corrigindo a linguagem oral. Esse exercício é excelente também para memorizar formas e  para preparar atividades de desenho e pintura.


10- Percepção de texturas:
          Recorte em revistas pequenas superfícies em relevo de diferentes coisas ( ex:  pêlo de animal, a superfície do pneu, couro, neve, pano, areia, plástico, palha, etc) sem que seja visível a forma completa da figura,  e cole sobre cartões de fundo branco.
          Espalhe os cartões virados para baixo sobre a mesa e peça que cada criança escolha um cartão, e vire. Depois pergunte a cada uma: Se você  fosse assim, seria o que? Exemplos de respostas: um gato, um pneu, uma bolsa, um sapato, etc.

11-Fantasia e ficção:
          Peça à criança que imagine estar olhando pelo buraco da fechadura, e responda: onde ela está? O que está vendo?  Quem está lá dentro?  O que está fazendo? Aproveite para corrigir a linguagem oral. Embora este exercícios seja semelhante ao exercício de número 9, não é a mesma coisa. Nesse caso a criança imagina a fechadura e descreve o  que sua imaginação inventa, isto é, não se trata de observar uma cena real, mas de inventar uma história,  uma ficção, totalmente inexistente, que a criança vai inventando  na hora.


12- Esforço de imaginação continuado:
          Peça que as crianças imaginem uma escada. Em seguida pergunte a cada uma: para onde vai a escada? Deixe-a seguir a narrativa até que se sinta satisfeita.

          Muito importante que haja ambiente de confiança, de respeito pela narrativa do outro, alegria de criar juntos, cumplicidade, acolhimento, solidariedade, compreensão.


         




         
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário