1- Passeio imaginário.
Peça que a crianças fechem os olhos, relaxem os braços sobre as pernas, respirem fundo e depois soltem a respiração. Calmamente, vá descrevendo um passeio imaginário que passa por florestas cheias de passarinhos, campos floridos, montanhas, mar, os sol, passeio de barco, etc.
Enriqueça os detalhes e imagine o som da natureza.
2-Percepção sonora:
Reúna alguns objetos sonoros como molho de chaves, sinos, apitos, chocalhos, rádio de pilha, e bata na mesa com os nós dos dedos, etc . Peça que uma criança feche os olhos e em seguida identifique o som emitido pelo objeto. Repita com todas as crianças.
3-Percepção táctil das formas:
Reserve uma sacola com objetos pequeninos de materiais e formas diferentes: caixa de fósforo, isqueiro, chave, chaveiro, borracha, pilha, relógio, bonecos super heróis, bichinhos de plástico, etc.
Peça que cada criança ( de olhos fechados) retire da sacola o objeto e o identifique.
4-Percepção olfativa e paladar:
Reserve em papel alumínio ou tubos de plástico alguns temperos como cravo, canela, salsa, coentro, orégano, hortelã, sal, açúcar, etc, ( exceto pimenta). Peça a cada uma das crianças que identifique cheiro e sabor.
5- Sensibilização para as cores:
Recorte de revistas faixas retangulares de diferentes cores. Espalhe sobre a mesa e peça que cada criança escolha uma cor; em seguida ela deve dizer o porque da escolha, o que esta cor representa, o que significa, o que lembra para ela. Deixe que se expresse livremente.
6- Adivinhação: o que é ?
Uma criança imagina alguma coisa que esteja guardada dentro de sua mão fechada. Então as outras crianças começam a fazer perguntas sobre o objeto, e ela deve responder sim ou não, até que alguém acerte o nome do objeto imaginário. Será sua vez de esconder outra coisa na mão.
7- Linguagem dos gestos: o que estou fazendo?
Uma criança faz um gesto ( ex: coçar a cabeça, bater palmas, matar mosquito, tomar água,nadar, etc,) e as outras crianças devem adivinhar o que significa a mímica.
8-Percepção da Arte:
Reserve uma pasta com fotografias de obras de arte recortadas de revistas e jornais. Espalhe sobre a mesa e peça que cada criança imagine estar numa galeria de arte e vai comprar uma obra. Dê 5 minutos para elas refletirem. Em seguida cada criança deve dizer porque escolheu aquela obra, o que ela percebe, o que pode ver.
9-Seleção de imagens naturalistas, percepção da luz.
Reserve canudos de papelão e papéis celofane de várias cores. Cubra uma das extremidades do canudo com o papel; cole. Deixe alguns canudos sem papel.
Saia com as crianças nos arredores e peça que cada uma descreva o que está vendo. Vá corrigindo a linguagem oral. Esse exercício é excelente também para memorizar formas e para preparar atividades de desenho e pintura.
10- Percepção de texturas:
Recorte em revistas pequenas superfícies em relevo de diferentes coisas ( ex: pêlo de animal, a superfície do pneu, couro, neve, pano, areia, plástico, palha, etc) sem que seja visível a forma completa da figura, e cole sobre cartões de fundo branco.
Espalhe os cartões virados para baixo sobre a mesa e peça que cada criança escolha um cartão, e vire. Depois pergunte a cada uma: Se você fosse assim, seria o que? Exemplos de respostas: um gato, um pneu, uma bolsa, um sapato, etc.
11-Fantasia e ficção:
Peça à criança que imagine estar olhando pelo buraco da fechadura, e responda: onde ela está? O que está vendo? Quem está lá dentro? O que está fazendo? Aproveite para corrigir a linguagem oral. Embora este exercícios seja semelhante ao exercício de número 9, não é a mesma coisa. Nesse caso a criança imagina a fechadura e descreve o que sua imaginação inventa, isto é, não se trata de observar uma cena real, mas de inventar uma história, uma ficção, totalmente inexistente, que a criança vai inventando na hora.
12- Esforço de imaginação continuado:
Peça que as crianças imaginem uma escada. Em seguida pergunte a cada uma: para onde vai a escada? Deixe-a seguir a narrativa até que se sinta satisfeita.
Muito importante que haja ambiente de confiança, de respeito pela narrativa do outro, alegria de criar juntos, cumplicidade, acolhimento, solidariedade, compreensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário