segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Visita ao conjunto arquitetônico do Largo da Carioca

          Vale a pena subir a escadaria do Convento de Santo Antônio (1608-1620) no Largo da Carioca do Rio de Janeiro. Dali pode-se observar a paisagem que se transforma constantemente com o desenvolvimento da cidade desde a sua fundação, mas ainda pode-se ver o Pão de Açúcar. O artista francês Nicolas Taunay pintou-a em 1816.
          O convento de Santo Antonio testemunha a história do Rio de Janeiro desde quando os monges defenderam a cidade das invasões francesas.



          Na fachada, num nicho, encontra-se a imagem de Santo Antonio de fora, que está ligada às tradições do folclore português, e que recebeu aqui soldo militar pago ao convento  até 1911.
          No interior da pequena igreja, as pinturas do teto são cenas da vida de Santo Antonio; e a capela-mor resplandece  com talhas ( em madeira) douradas, relevos florais e colunas torsas.
          Os bustos dos Dezoito Mátires, frades franciscanos matirizados no Japão no séc. XVII, pintados na entrada, mostram a missão internacional da Ordem. A igreja possui também a  estátua de Bom Jesus da Cana Verde trazida de Portugal no séc. XVII.
          Na sacristia, os arcazes esculpidos em jacarandá são obra do marceneiro português Manuel Alves Setúbal ( 1745); a mesa onde foi redigido o manifesto do "Fico"; azulejos portuguêses ( que vinham como lastro de navio)  descrevem  o milagre da cura de um cego por Santo Antônio.
          O Museu de Arte Sacra ( que também integra o conjunto)  possui interessantes imagens de roca que eram levadas em procissões pela cidade.

          A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência (1657-1747), ao lado, possui delicadas talhas com douração requintada cobrindo as paredes laterais e que são obra do português Manoel de Brito.
          O Cristo Alado ( "seráfico" pois possui 3 pares de asas) que abre os braços para receber São Francisco é excelente obra do escultor português Francisco Xavier de Brito ( 1735).

          O  piso de  de mármore com curvas pronunciadas em cores preto, bege e laranja revela  outra vez a ênfase distinta do barroco.
          Mas o mais impressionante é a pintura do teto da nave, Apoteose de São Francisco, pintada entre 1734- 1736, e que é considerada a primeira pintura em perspectiva ilusionista feita no Brasil; é obra do artista português Caetano da Costa Coelho. São Francisco está representado no céu ( vista frontal), entre nuvens e anjos, enquanto embaixo, numa bancada de construção ilusória, eclesiásticos estudam a Bíblia em orações.






         
          Sugestões para atividades artísticas relacionadas:
  • Trabalhar o movimento acentuado ( curvas reversas e inversas, ovais) em colagens.
  • Produzir relevos em papel machê e cobrir com folhas de papel dourado ( inspirados no barroco brasileiro).
  • Padrões de azulejos figurativos e abstratos.

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