sábado, 1 de dezembro de 2012

Bom, bonito e barato

          A instituição ( grupo, escola, orfanato...) que permite aos seus assistidos  trabalharem com arte na infância e na adolescência pode preparar-se de modo simples e eficaz: reserve um sala ou espaço coberto junto a um tanque ou banheiros; compre 4 mesas grandes ou reúna mesas pequenas no centro da sala, e cubra com plástico grosso; estantes ou armários para guardar os trabalhos; compre todo o material necessário, e reponha sempre que precisar; as turmas podem usar o mesmo material, mas é necessário estabelecer um dia na semana para cada turma (não mais  de 20 alunos); um professor deve ficar responsável pelas atividades, e cuidar para que os alunos criem bons hábitos de manterem a sala limpa após cada atividade, lavando e enxugando os pincéis. É conveniente pedir  às  crianças que usem roupas velhas, para que não ocorra de estragarem as novas. O uso do avental pode inibir os movimentos das crianças.
          Material necessário:
1- Cola plástica branca, tesouras.
2- Lápis , borracha, lápis cêra.
3-Revistas usadas e jornais.
4-Pincéis pêlo de marta de diferentes tamanhos
5-Papéis de gramatura variada: papel glacê, papel couchê branco, papel manteiga, papel 40 kg, papel sulfite(ofício), papel canson, cartolinas de cores variadas, papel camurça de cores variadas, papel reciclado, papel celofane, papel pardo e papelão que pode aproveitado de caixas de papelão descartadas.
5- Varetas de churrasco
6-Sucata de copos de iogurte para colocar as tintas em porções individuais
7-Sucata de todo tipo de material: caixas de remédios, embalagens, conchas, missangas, barbante, lã, cascalho, serragem, bijouteiras, miudezas em geral, galhos ressequidos, etc.
8- Panos velhos e potes de água para limpeza
9-Tinta ecoline ou faça tinta de anilina assim:
Em latas de leite em pó vazias, misture a mesma quantidade de água e alcool, acrescente o pó da anilina.
10-Tinta guache ou faça tinta plástica assim:
Divida uma lata grande de tinta Suvinil em latas de leite vazias menores; acrescente a mesma quantidade de cola plástica branca ; para cada lata misturar corante xadrez líquido ou em pó em  cores diferentes.
11- Tinta para tecidos , se estiver de acordo com o projeto desenvolvido.
12- Canetinhas hidrocor.
          Faça pastas de cartolina para guardar os trabalhos; assim os alunos vão monitorando  o próprio progresso.
          Carvão, giz pastel e  aquarela também são apropriados para trabalhar com crianças, mas costumam ser mais caros; a tinta a óleo não é apropriada pela dificuldade de ser removida.
          Ótimas atividades são: a modelagem em cerâmica e o mosaico, mas precisam material específico, espaço adequado e forno próprio.
          O uso adequado dos papéis:
  • papel glacê: por sua textura acetinada serve para recorte e colagem, dobraduras, faixas de contorno para painéis.
  • papel couchê branco: por sua textura acetinada e por ser grosso, serve para  contruir relevos de figuras recortadas e abauladas com tesoura; bom para desenho a nanquim.
  • papel manteiga: para tirar riscos, para repetir o mesmo motivo em diferentes posições, para efeito de transparência, para relevo amassado.
  • papel 40 kg: ideal para pintura a guache ou tinta plástica; o papel pode ser dividido em diferentes formatos ( quadrados, retângulos, trapézios, cículos, ovais) e diferentes tamanhos, porque isso multiplica as possibilidades da criança fazer diferentes organizações de estrutura de de desenho.
  • papel ofício: serve para rascunho e para armazenar idéias de desenhos para uso posterior.
  • papel canson: por absorver bem a tinta, serve para ecoline, guache, anilina, aquarela.
  • cartolina: o mesmo uso do´papel 40 kg e para pastas pessoais de trabalhos dos alunos, para cartazes.
  • papel camurça: por sua textura aveludada, serve para ilustrações, para forrar caixas, para dar destaque a figuras especiais.
  • papel reciclado: o mesmo uso do papel 40 kg, e para recorte e colagem.
  • papel celofane: por sua transparência serve para fazer vitrais em conjunto com a cartolina preta, serve para monóculos de observação, relevos amassados e colados, para teatro de sombras.
  • papel pardo: serve para cobrir  as mesas quando fizer arte efêmera com miudezas e grãos ( não use cola).
  • papelão aproveitado de caixas: serve para pintura, para fazer um gráfico de escala com as tonalidades das cores, para maquetes, para divisão espacial em instalações.
  • papéis dourado e prateado servem  para fazer acessórios como coroa, cetro, espada, cauda de sereia, etc. em teatrinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário